Notícias
Compartilhar

Ação Educativa lança guia para formação de jovens sobre direito à educação

Ao longo de oito anos, a Ação Educativa realizou o Projeto Jovens Agentes pelo Direito à Educação (Jade), articulando formação e mobilização de jovens em torno de seus direitos educacionais. O olhar para esse processo, que envolveu professores e estudantes de escolas públicas, deu origem ao livro “Jovens e direito à educação: Guia para uma formação política”, de Bárbara Lopes, Natália Bouças do Lago e Raquel Souza.

A publicação disponibiliza referências de temáticas, atividades e materiais que auxiliaram na construção do fecundo diálogo com jovens e compartilha o aprendizado sobre o que elas e eles pensam sobre seus direitos, sobre a escola, sobre a educação. Entre as questões abordadas, estão as lutas sociais por escolas, a legislação, as diferentes concepções de qualidade e as dimensões de gênero e raça na educação.

O livro ganha ainda mais importância no atual contexto com reformas educacionais sendo impostas sem participação social e com a resistência de estudantes. O objetivo é que o material seja utilizado tanto por educadoras e educadores quanto por jovens, como fonte de informação e instrumento de autoformação política.

Além do livro, haverá o relançamento da cartilha “Por que discutir gênero na escola?”, produzida por participantes do Projeto Jade. O lançamento acontece no dia 14 de dezembro, às 19h, e terá uma roda de conversa com as autoras Bárbara Lopes, Natália Bouças do Lago e Raquel Souza; com a educadora Bianca Cruz; com Marcelo Morais, ativista LGBT e ex-participante do projeto; e Aniely Silva, que participou da ocupação da EE Arthur Chagas e coautora da cartilha.

Lançamento do livro “Jovens e direito à educação: Guia para uma formação política”
Data: 14/12, a partir das 19h
Local: Ação Educativa (Rua General Jardim, 660, Vila Buarque – São Paulo/SP
Confirme presença: http://bit.ly/LancamentoJovensDireitoEducacao

Comentários: