Notícias
Compartilhar

Ação Educativa traz metodologia do Futebol “Callejero” para São Paulo

O Futebol “Callejero” (de rua, em português) é uma forma de conceituar e entender o futebol como uma estratégia para criar e acompanhar processos de aprendizagem e inclusão social, recuperar os valores humanos, impulsionar o desenvolvimento de lideranças e gerar processos comunitários solidários de transformação. É assim que a Carta de Princípios do Movimento de Futebol Callejero (leia aqui a íntegra) define a atividade.

A partir deste ano, a Ação Educativa, signatária da carta ao lado de outras 12 organizações da América Latina, deverá trazer para São Paulo a metodologia desenvolvida desde o princípio dos anos 1990 em diversos países do mundo, com destaque para os da América Latina.

A ideia é que a Ação Educativa atue como difusora da prática em São Paulo e no Brasil, ao lado de outras organizações que já adotaram a prática no país, e que possa levá-la para contextos de vulnerabilidade social, como comunidades periféricas da Grande São Paulo ou em instituições como a Fundação Casa, onde já atua.

Regras

Pensado como uma resposta às crises que atravessam o “ser jovem” na região, a metodologia do Futebol Callejero acabou por transformar diversas regras do tradicional esporte bretão para potencializar seu poder mobilizador. As regras variam de acordo com as realidades e necessidades das comunidades que o praticam, mas há alguns princípios básicos a serem seguidos.

No Futebol Callejero, uma partida normalmente se organiza em três tempos. No primeiro, é formada a roda onde são estabelecidas as regras do jogo, divisão de equipes, sistema de pontuação, valores e acordos iniciais. No segundo, acontece o jogo em si.

Já no terceiro tempo, as duas equipes avaliam se os acordos iniciais foram cumpridos. É nesse momento que todos têm a oportunidade de falar como se sentiram durante o jogo, se existiu respeito, solidariedade, cooperação e tolerância, e se todos agiram de forma a promover um “jogo limpo”. Todas as informações são anotadas em uma planilha, na qual são registrados os gols da partida e a nota atribuída pelos participantes aos valores praticados durante o jogo. É a partir dela que se decide o campeão da partida.

Outra característica do Futebol Callejero é que a partida não tem juiz, mas apenas um mediador. De acordo com a metodologia, todos participantes são responsáveis por cumprir o que estabeleceram, gerenciando possíveis conflitos e praticando valores como respeito, solidariedade, tolerância e cooperação.

A partir daí, conforme explica Rodrigo Medeiros, coordenador do projeto pela Ação Educativa, em cada encontro, os praticantes do esporte estabelecem suas próprias regras e sistema de pontuação. “Em algumas situações, gols feitos a partir de jogadas em equipe valem mais pontos do que gols feitos a partir de jogadas individuais. Em outros, gols de pessoas com deficiência valem mais pontos,” explica (leia mais sobre a história e regras do Futebol Callejero).

Protagonismo Juvenil

Para Medeiros, o grande potencial do Futebol Callejero está na horizontalidade das relações, no incentivo à recuperação de valores solidários e no protagonismo que os jovens assumem na prática. “Nesta metodologia, os jovens têm a chance de aprender na prática a valorizar e respeitar a diversidade, a se enxergar no lugar do outro e a se colocar como protagonista da transformação e da justiça sociais.”

O coordenador do projeto afirma ainda que a metodologia é bastante propícia para trabalhar com crianças, jovens e adolescentes em situação de risco ou em contextos de violência, tendo sido capaz de reverter processos de violação de direitos em diversas comunidades na América Latina.

Copa do Mundo e das Confederações

Assim como ocorreu em 2006, durante a Copa do Mundo de Futebol da Alemanha, e em 2010, durante a Copa da África do Sul, o Brasil deverá sediar, em 2014, um Festival de Futebol Callejero, paralelamente ao mundial da FIFA, para difundir uma outra prática futebolística, em tempos em que o futebol se vê refém de grandes interesses econômicos,  e colocar em contato diferentes comunidades praticantes da modalidade.

O Brasil deverá sediar também, ainda neste ano, um primeiro evento internacional de Futebol Callejero, logo após a realização da Copa das Confederações: o Congresso Latino-Americano de Futebol Callejero, que deverá ser realizado em setembro, em São Paulo. Neste período, a Ação Educativa deverá participar também de dois encontros para a formação de mediadores de Futebol Callejero, um no Equador e outro no Chile.

Assista abaixo ao vídeo produzido durante o V Encontro Latino-Americano de Futebol Callejero:

{vimeo}53683810{/vimeo}

Leia também:

Conheça mais a história e as práticas do Futebol “Callejero”

Coletânea reúne contos e poemas escritos por mulheres do Hip Hop

Seminário promovido pela Ação Educativa debate relações entre a educação de jovens e trabalho

Ação Educativa realiza workshops de inscrição no edital do Programa VAI

Educadores participam de formação sobre jovens e escolha profissional

 

Comentários: