Notícias
Compartilhar

JADE divulga lista de participantes de formação 2013

O Projeto Jovens Agentes pelo Direito à Educação (JADE), realizado pela Ação Educativa, divulgou nesta segunda-feira (08/04), a lista dos(as) 20 jovens selecionados(as) para participar de seu programa de formação. Com duração de oito meses, o curso trata de temas como direito à educação, políticas públicas da área, qualidade da educação básica e a articulação entre ensino médio, mercado de trabalho e acesso ao ensino superior.

Eram critérios para participar do projeto: a) ter entre 16 e 20 anos de idade; b) morar na Zona Leste de São Paulo; c) ser estudante ou ex-estudante do ensino médio de escolas públicas; e, d) ter renda familiar per capita de até meio salário mínimo.

Inscreveram-se para o projeto 138 jovens, o que tornou necessário a realização de um processo de seleção. Assim, foram realizadas duas reuniões e entrevistas individuais com intuito de identificar a disponibilidade e os motivos que mobilizaram inscrição dos(as) interessados(as).

“São oito meses de formação, 12 horas por semana, e um processo bastante centrado na discussão e mobilização em torno dos direitos educacionais dos jovens. Achamos que era necessário deixar essas informações e especificidades explícitas para todos e todas”, comenta Elias Silva, educador do projeto.

Para chegar à lista final de participantes foram levados em conta critérios como sexo, raça e a diversidade de regiões de moradia/estudo. Assim, dos 20 participantes do Projeto JADE em 2013: 11 são jovens mulheres e nove jovens rapazes; 13 declaram-se como negros, seis como brancos e um como indígena. Quanto aos locais de moradia, os(as) jovens residem em bairros como Cidade A. E. Carvalho, Cidade Tiradentes, Guaianazes, Itaquera, Jardim Helena, Jardim Imperador, São Miguel Paulista, Sapopemba, entre outros da Zona Leste da cidade.

A formação acontecerá entre os meses de abril e dezembro, a partir de encontros de formação na Ação Educativa e de atividades culturais, educativas e de mobilização planejadas pelos(as) educadores e jovens em diferentes espaços da cidade de São Paulo, principalmente da Zona Leste. Os encontros de formação serão realizados às segundas e quartas, entre 14h e 17h30. O primeiro encontro dos(as) jovens do projeto acontecerá no dia 10 de abril, quarta-feira.

Lista de jovens selecionados(as):

1. Arthur Oliveira dos Anjos2. Camila Luz Soares3. Daiane Silva Barbosa4. Debora Gomes Santos5. Fernanda de Castro6. Graziellen Bezerra Gomes7. Guilherme Cézar de Abreu e Silva8. Igor Emerson Souza9. Igor Vitor de Oliveira10. Juliane Francileide de Lima11. Lucas da Silva Soares12. Marcello Santana13. Mariane Carvalho14. Monique Aparecida Novaes Mariano15. Rebeca Moraes da Silva16. Robson Silva dos Santos17. Rodrigo Leo da Silva18. Thayna de Oliveira Mesquita19. Vitoria da Silva Mastrorosa20. Welisson Guedes

Leia também:

Veja a lista de jovens pré-selecionados para o projeto JADE

Ação Educativa contrata assessor(a) de comunicação para projeto com jovens

Projeto seleciona jovens de escola pública para formação em educação

 

Comentários: