Notícias
Compartilhar

Futebol de Rua abre Festival de Direitos Humanos de São Paulo

O III Encontro da Rede Paulista de Futebol de Rua (RPFR) será realizado dentro da programação do IV Festival de Direitos Humanos da Cidade de São Paulo neste domingo (11/12). Com a participação e 18 equipes procedentes de nove polos de futebol de rua, o evento reunirá mais de 100 participantes e terá duas categorias: sub 14 e sub 20. Cerca de 50 partidas serão realizadas em duas arenas.

A trilha sonora está a cargo do Quilombo Hi-Fi, que realiza discotecagem de rua no formato vinil, tocando grandes nomes da música caribenha com um repertório musical de todas as épocas do reggae, dub dance hall e outros gêneros surgidos na Jamaica.

O Futebol de Rua é uma prática cultural e não esportiva. Jogado com times formados por meninos e meninas, contribui para o debate sobre igualdade de gênero e promove a resolução pacífica de conflitos. Na metodologia, é central a atuação do/a mediador/a, dispensando a intervenção de juízes. As regras são definidas pelos próprios jogadores/as em comum acordo, tornando a prática um instrumento fundamental para a promoção dos direitos humanos e a ocupação dos espaços públicos.

Rede Paulista de Futebol de Rua

A Rede Paulista de Futebol de Rua (RPFR) foi criada em 2015, é articulada pela Ação Educativa e mobiliza polos nas periferias de São Paulo, além de bases em São Bernardo do Campo, Osasco e São Carlos, reunindo mais de 300 praticantes. Equipes da RPFR foram campeãs da Copa América de Fútbol Callejero em 2015 e da Copa Cachu Rodríguez em 2016, ambas realizadas na Argentina. A RPFR está articulada à rede latino-americana Movimiento de Fútbol Callejero e à Rede Brasileira de Futebol e Cultura.

A RPFR tem como referência a metodologia do Fútbol Callejero desenvolvida na Argentina pelo ex-jogador Fabián Ferraro e disseminada pelo mundo por meio da FUDE – Fundación Fútbol para el Desarrollo, que passou a realizar torneios mundiais paralelos à Copa do Mundo da FIFA desde 2006. No ano de 2014, a Ação Educativa, em parceria com a Prefeitura de São Paulo, organizou o Mundial de Fútbol Callejero no Brasil em julho.

Torneio de Futebol de Rua
Data: 11/12 (domingo), das 14h às 17h30
Local: Rua Peixoto Gomide, esquina com a Avenida Paulista, ao lado do Parque Trianon, em frente ao MASP. Entrada franca.

Comentários: