Notícias
Compartilhar

Curso sobre presença negra no Bixiga está com inscrições abertas

Localizado na zona central da cidade de São Paulo, o Bixiga é, sem dúvidas, um dos bairros mais conhecidos e tradicionais da capital paulistana. É com o objetivo de identificar, conhecer e reconhecer a memória material e imaterial constituída em sua formação pela comunidade afro-brasileira, responsável, em grande parte, pelos cantos e recantos do Bixiga, que oferecemos o curso “O percurso da comunidade negra na formação de um bairro paulistano: cantos e recantos do Bixiga”.

Por meio de aula teórica, em sala de aula, e idas a campo, com visita guiada ao bairro para ensaio fotográfico, o curso tem uma carga horária de 12 horas e será realizado dias 18 e 25 de março (sábados). Estão disponíveis até 30 vagas.

A metodologia é dividida em quatro módulos:

1. Aula analítica sobre quadro sócio-histórico e cultural da constituição da memória material e imaterial do Bixiga a partir da primeira parte do livro “Axé, Madonna Achiropita!”.

2. Aula sobre composição da imagem com o objetivo de preparar os alunos e alunas para a realização do ensaio fotográfico. Será um encontro sobre algumas técnicas que facilitam o desenvolvimento do olhar. O propósito é observar, pensar e sentir para, antes de clicar, exercitar o olhar e conseguir expressar mensagens e sentimentos a partir das fotos que serão produzidas no ensaio.

3. Visita guiada ao Bairro do Bixiga para ensaio fotográfico.

4. Exposição fotográfica com o objetivo de difundir a importância das expressões culturais apreendidas no âmbito teórico (sala de aula) e em campo, valorizar as interpretações visuais produzidas pelos alunos e alunas e incentivar novas práticas capazes de enriquecer o conhecimento sócio-histórico e desenvolver o gosto pela arte.

Para participar não é necessário ter câmera profissional. Uma câmera compacta ou um aparelho celular são suficientes. No curso, será distribuído o livro “Axé, Madona Achiropita!”, de autoria de Rosangela Ferreira de Carvalho Borges, para cada inscrito.

Conheça as professoras:

Rosangela Ferreira de Carvalho Borges – Professora universitária e jornalista. Pós-doutora em Linguística (Universidade Federal de São Carlos) e em Jornalismo e Editoração (Universidade de Coimbra – Portugal). Doutora em Ciências Sociais/Antropologia (PUC/SP) e mestre em Ciências da Religião (PUC/SP).

Carla Christiani – Bacharel em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Mestre em Cultura, Organização e Educação pela Faculdade de Educação da USP. Ministra aulas de fotografia e produz imagens autorais, buscando retratar fragmentos do cotidiano urbano.

Curso “O percurso da comunidade negra na formação de um bairro paulistano: cantos e recantos do Bixiga”
Data: 18/03 (das 10h às 18h) e 25/03 (à tarde, saída fotográfica pelo Bixiga)
Carga horária total: 12 horas
Valor: R$100,00 (pagamento pela plataforma PagSeguro após preenchimento de formulário)
Inscrições: bit.ly/InscricoesCursoBixiga

Foto: “Escadaria do Bixiga”/Eli Kazuyuki Hayasaka

Comentários: