Notícias
Compartilhar

Iniciativa De Olho nos Planos lança novos materiais para fortalecer o monitoramento participativo

Das escolas às conferências de educação, os materiais podem ser usados em diversos espaços para estimular a discussão dos planos em um contexto de retrocessos

Em defesa da implementação dos planos de educação e das conferências de educação e contra um contexto de tentativa de desmobilização da participação da sociedade civil na política educacional, a Iniciativa De Olho nos Planos disponibilizou hoje para download gratuito dois produtos inéditos: o vídeo “Monitoramento participativo dos planos de educação – Em defesa de planos de estado e da gestão democrática em educação” e o jogo de cartas De Olho na Escola.

O vídeo “Monitoramento participativo dos planos de educação – Em defesa de planos de estado e da gestão democrática em educação” é uma animação de cerca de seis minutos que conta a importância de defendermos o Plano Nacional de Educação (PNE – Lei no 13.005/2014) e os planos municipais e estaduais, e traz passos sobre como realizar, de forma efetiva, esse processo de monitoramento participativo. Atualmente, 5554 municípios (99,7%) e 25 estados brasileiros têm planos de educação sancionados.

Já o De Olho na Escola é um jogo de cartas que estimula o debate com crianças e adolescentes sobre a escola que temos, a escola que queremos e como podemos juntos(as) atuar pela melhoria da sua qualidade. Ele pode ser utilizado em processos participativos para aquecer a discussão sobre a construção de diagnósticos e o levantamento de propostas para as escolas e para o monitoramento participativo dos planos de educação.

“Essas produções nascem dos acúmulos não só das entidades que compõem o Comitê De Olho nos Planos, mas também dos demais movimentos sociais que atuam pelo direito à educação. Elas foram construídas na perspectiva de somar e de trazer mais gente para a roda, e tornar mais acessível as questões que estão em jogo”, explica Denise Carreira, coordenadora executiva da Ação Educativa e da Iniciativa De Olho nos Planos.

Uso nas conferências de educação

Um exemplo de como os materiais podem fortalecer o processo da Conae 2018 é o caso da cidade de São Paulo. O vídeo foi exibido na cerimônia de abertura da etapa municipal da Conae 2018, que ocorreu nos dias 26, 27 e 28 de maio, e o jogo De Olho na Escola utilizado em atividade específica para crianças e adolescentes, para estimular o debate e garantir a participação delas nesses espaços.

“Eu achei muito interessante, e bem diferente. Eu nunca tinha jogado um jogo assim! Eu gostei das perguntas, de a gente estar cada um dando a sua opinião”, disse Isadora Ribeiro, aluna do quinto ano da EMEF Solano Trindade e uma das crianças que participaram das atividades na Diretoria Regional de Ensino do Butantã, durante as conferências regionais, que ocorreram nos dias 5 e 6 de maio.

“O monitoramento participativo é uma reação ao esvaziamento que estamos vendo dos planos de educação. Por isso, queremos principalmente que o uso desses materiais seja estimulado no processo das etapas municipais e estaduais da Conae 2018”, defende Denise.

O jogo De Olho na Escola foi desenvolvido pela ONG Ação Educativa, no âmbito de um projeto realizado para a Secretaria Municipal de Educação de Santo André. A produção do vídeo foi baseada no folheto “Monitoramento Participativo – fortalecendo a gestão democrática em prol da concretização dos Planos de Educação”, e viabilizada graças ao apoio do Unicef e do Instituto C&A.

A Iniciativa De Olho nos Planos – http://www.deolhonosplanos.org.br

Com o objetivo de promover a participação popular na construção e no monitoramento dos Planos de Educação, a iniciativa De Olho nos Planos é composta por várias ações, materiais, redes sociais e um portal na internet (http://www.deolhonosplanos.org.br). Eles foram desenvolvidos para subsidiar a sociedade com informações, propostas e metodologias que impulsionem e sustentem processos participativos efetivos e comprometidos com o fortalecimento da gestão democrática em educação.

O Comitê De Olho nos Planos é composto pelas organizações Ação Educativa, Campanha Nacional pelo Direito à Educação, União dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Associação Nacional de Política e Administração Educacional (ANPAE), Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação (FNCEE), com o apoio do Instituto C&A e do Unicef.

Saiba mais sobre o monitoramento participativo
Faça o download do jogo

Fonte: De Olho nos Planos

Comentários: