Notícias
Compartilhar

Nota de falecimento – Marilse Araújo

Nesta sexta-feira (06/04) faleceu, em São Paulo, Marilse Terezinha de Araújo, educadora que atuou por mais de uma década como assessora na Ação Educativa. Graduada e licenciada em Ciências Sociais pela PUC São Paulo, Marilse fez mestrado em Educação pela UNICAMP e atuou como professora da rede estadual paulista por quase 20 anos (1977-1996). Na Ação Educativa, foi coordenadora geral do Projeto Nossa Escola Pesquisa Sua Opinião (NEPSO) por 15 anos, um dos projetos mais longos e capilarizados da história da organização, que estabelecia pontes com escolas e comunidade escolar em vários estados do Brasil, e também em outros países.

Em toda sua trajetória, Marilse foi uma educadora de sensibilidade ímpar, disposta a construir coletivamente processos educativos que gerassem significados para professoras e professores, alunas e alunos, coordenadoras pedagógicas e corpo diretivo das escolas em que trabalhou e que foram parceiras do projeto NEPSO ao longo de tantos anos.

Incansável, Marilse sabia profundamente como acolher e incentivar aprendizados para além da sala de aula, como construir vínculos com a equipe, com colegas, com professores/as e alunos/as. Crítica, coerente e potente em suas ações e pensamentos, perdemos uma pessoa e profissional exemplar, que muito lutou pela efetivação do direito à educação em São Paulo e no Brasil.

Consternada, a equipe da Ação Educativa lamenta a perda de uma pessoa brilhante, que se tornou semente pelos lugares que passou.

Comentários: