Notícias
Compartilhar

Estéticas das Periferias 2019: Zona Leste

Território: São Mateus / São Rafael

Hip Hop History
Hip Hop History: roda de conversa contando da história do hip hop em São Mateus com pocket show.
Data: 30/08, 19h
Local: Casa de Cultura São Mateus (Rua Monte Mandirá, 40 – Jardim Nove de Julho, São Paulo/SP).

Rap history
Rap History se trata de um show em que grupos de rap da região de São Mateus fazem um espetáculo contando e cantando a história de São Mateus e das periferias da grande São Paulo. De menos Crime, Odisseia das Flores, Negotinho Rima e DJ Batata Killa estão na programação.
Data: 31/08, às 15h
Local: SESC Itaquera (Av. Fernando do Espírito Santo Alves de Mattos, 1000 – Itaquera, São Paulo/SP).

São Mateus em Movimento na Casa
Nesta atividade o São Mateus em Movimento apresentará as atividades que realiza ao longo do ano em seu território, tais como o ensaio geral trazendo os músicos da região e todas as oficinas de musicalização, capoeira e dança. Com Odisséia das Flores, Negotinho Rima, Bocão DRR e Mano Barão.
Data: 01/09, 16h
Local: Casa de Cultura São Mateus (Rua Monte Mandirá, 40 – Jardim Nove de Julho, São Paulo/SP).

 

 

Território: Cidade Tiradentes

Café Memória Sarau
Instituto Pombas Urbanas convidam a todos para rememorar este gigante bairro da zona leste. Venha tomar um café ouvindo e contando histórias sobre o bairro Cidade Tiradentes e suas antigas histórias. Uma conversa descontraída para aguçar nossas memórias. E pra quem tiver fotos do bairro atuais ou antigas, leve, pois vamos compartilhar nossas histórias com muito bom humor e um cafézinho delicioso.
Data: 30/08, 17h
Local: Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes (R. Inácio Monteiro, 6900 – Conj. Hab. Sitio Conceição, São Paulo/SP).

Espetáculo “Era Uma Vez Um Rei” (Grupo de Teatro Pombas Urbanas)
Data: 31/08, 11h
Local: Praça Multi-Uso Cidade Tiradentes (Rua Milagre dos Peixes, 357 – Conj. Hab. Castro Alves – São Paulo/SP).

Sarau Òmindelè
O sarau tem por objetivo fortalecer e divulgar a cultura dos povos e comunidades de Matrizes Africanas e de Terreiros em Cidade Tiradentes.
Data: 31/08, 15h
Local: Centro de Formação Cidade Tiradentes (Av. Inácio Monteiro, 6.900 – Vila Yolanda, São Paulo/SP).

Sarau Resistência Preta
Sarau da resistência preta em memória de Luiza Mahin. Bate papo sobre o livro “Heroínas negras brasileiras em quinze cordéis” com Lizandra Stephany. Trajetória de vida das poetas periféricas: Suilan de Sá, Nica e Gabriela Martins. Rap com Fantasmas Vermelhos e Bárbara Barros.
Data: 01/09, às 18h.
Local: Biblioteca Comunitária Solano Trindade (Rua dos Têxteis, 1050 – Cidade Tiradentes, São Paulo/SP).

 

Território: Ermelino Matarazzo

Batalha Ocupa Temática: Direitos Humanos
Batalha Ocupa é um confronto entre mestres de cerimônias, utilizando o free style e sua habilidade lírica e métrica para conseguir a vitória. A batalha acontece tradicionalmente toda última quinta-feira do mês na praça Benedicto Rodrigues Ramos. Com três rounds por batalha, contamos uma chave para 16 MC’s e com um diferencial, que é o ataque temático, em que os temas são resgatados da plateia ou organização e o mestre de cerimônia deve atacar em cima do tema sugerido. Nesta edição especial, todos os temas sorteados tem como diretriz a temática dos Direitos Humanos.
Data: 27/08, 19h
Local: Ocupação Cultural Mateus Santos (Avenida Paranaguá, 1633, Ermelino Matarazzo, São Paulo/SP).

EU – Escritores Urbanos
Escritores Urbanos propõe-se como um encontro entre grafiteiros que atuam na região de Ermelino Matarazzo com vistas à revitalização e/ou ressignificação dos espaços urbanos. Os artistas irão pintar paredes ou outros espaços que estejam degradados na ocupação, atravessando a temática da reciclagem e do cuidado com o meio ambiente em suas obras.
Data: 28/08, 15h
Local: Ocupação Cultural Mateus Santos (Avenida Paranaguá, 1633, Ermelino Matarazzo, São Paulo/SP).

Labuta das Xanas
Labuta da Xanas é uma nova ação das mulheres da Ocupação Cultural Mateus Santos. É um treino aberto de dança, direcionado por mulheres e aberto para todes. O encontro visa o compartilhamento e fortalecimento de mulheres que dançam as linguagens contidas dentro do movimento hip hop e outras vertentes, e àquelas que querem começar a experimentar a dança como forma de reconexão consigo mesma.
Data: 29/08, às 14h
Local: Ocupação Cultural Mateus Santos (Avenida Paranaguá, 1633 – Ermelino Matarazzo, São Paulo/SP).

 

Território: Guaianazes Lajeado

Festa Funk Beatz
FunkBeats – Todas as batidas do Funk em uma única festa! Funk Melody | Funk Proibidão | Mandelão | Bate Lata | 150 BPM | Brega Funk | Trap Funk. Um baile funk que agrada todas as gerações de funkeiros e funkeiras, desde os anos 90 até os dias de hoje. Com DJ Negaly, DJ Lelê, Noztragamuz, entre outros.
Data: 01/09, 15h
Local: Praça de eventos de Guaianases (Estr. Itaquera Guaianazes, 2842, próximo ao mercado Extra – Guaianases, São Paulo/SP).

Sujeitos Periféricos com Costa Senna, Tita Reis e Cacá Lopes
O show Sujeitos Periféricos reúne no palco três vozes de artistas engajados e atuantes da cena alternativa de São Paulo, com destaque para a música e poesia de cunho social. Todos são moradores de Guaianases.
Data: 28/08, 13h.
Local: Ação Social Comunitária do Lajeado “Joílson de Jesus” – Casa dos Meninos I (Rua Açucena do Brejo, 16-A, Vila 1º de Outubro, Antiga Vila Lourdes, São Paulo/SP).

Cine Campinho – Lançamento do Vídeo Documentário “Memórias de Lutas” e Roda de Conversa
O Coletivo Cine Campinho é um projeto de audiovisual que ocorre em um campo de futebol de várzea no fundão da zona leste, distrito de Lajeado/Guaianases desde 2007. Com Mano Chel (rap), Pedro Oliveira, Samba das Pretas e convidados.
Data: 31/08, 18h
Local: Ocupação Cultural (Rua Alessio Prates, s/nº, Espaço Cine Campinho localizado no Jardim Bandeirantes – Lajeado, São Paulo/SP).

Sarau Bodega do Brasil – 10 Anos de Jornada Cultural
Sarau Bodega – Encontro de Culturas Populares acontece desde 2009 na região central da cidade, com a presença de músicos, poetas, cordelistas, escritores e artistas em geral que vem das diversas regiões periféricas para um encontro mensal, com o objetivo de trocar vivências no mundo das artes. Com Costa Senna, Cleusa Santo, Cacá Lopes, Angela Dizioli, Malungo, Cida Costa, Carlos Moura, entre outros.
Data: 30/08, 19h
Local: Casa de Cultura de Guaianazes (R. Castelo de Leça, s/nº – Jardim Soares, São Paulo/SP).

 

Território: Itaim Paulista

Apresentação Batucafro
Data: 25/08, 15h
Local: Rua Monte Camberela, em frente a Casa de Cultura do Itaim Paulista.

Eletro tintas
A proposta busca recuperar a tradição do hip hop dos anos 80 e 90 em que a expressão da cultura hip hop se dá pela apresentação conjunta dos 4 elementos. O Coletivo Cultural Eletro Tintas foi criado no ano de 2012, no Bairro do Jd. Indaiá, distrito do Itaim Paulista, extremo leste de São Paulo e é composto por artistas e moradores da região. O termo “Eletro” (indicativo da presença de energia elétrica) refere-se à proposta de “levar força e energia positiva do Hip Hop para todas as gerações, assim como uma rede que se interliga e depende do outro para expandir”. O termo “Tintas” (substância, em estado líquido ou pastoso, empregado para tingir, escrever ou imprimir) evidencia a matéria prima que é essencial para a execução da arte do grafite “onde leva cor e vida por onde passa, assim são as pessoas que imprimem motivação nas outras a partir da vontade de mudar suas realidades e lutar pelos seus sonhos”.
Data: 01/09, 14h
Local: Casa de Cultura Itaim Paulista (R. Monte Camberela, 490 – Vila Silva Teles, São Paulo/SP).

 

Território: Penha / Cangaíba

FUTSLAM
Poetas de saraus e slams se reunirão pra fazer poesias com o pé em um futebol misto, com homens, mulheres e não binários em uma comungação com a bola, seguida de recital livre unindo a literatura e o esporte na 9ª edição do Encontro Estéticas das Periferias. Com Victor Rodrigues, Lucas Afonso, Andrio Candido, Sérgio Silva, Ingrid Martins, Tawane Theodoro, Gih Trajano, Emerson Alcalde, Beká, Rodrigo Ciríaco, Márcio Ricardo, Cleyton Mendes.
Data: 25/08, 14h
Local: Lec Sport (Rua Doutor Virgilio Machado, 274, São Paulo/SP).

Slam da Guilhermina
Slam da Guilhermina é um projeto de fomento à leitura, à escrita e à recitação de versos através de campeonatos de poesia, conhecidos mundialmente como poetry slam. O coletivo realiza edições de poesia regularmente, toda última sexta-feira do mês, na praça anexa da estação Guilhermina-Esperança do metrô e também circula por outros espaços: bairros, cidades, estados e até países. Com Cristina Assunção, Emerson Alcalde e Uilian Chapéu.
Data: 27/08, 20h
Local: Centro Cultural da Penha (Largo do Rosário, 20 – Penha de França, São Paulo/SP).

Sujeitos da Rima
O Sujeitos da Rima é um coletivo de seis músicos que já atuam há mais de 10 anos e tem como objetivo misturar Groove, Soul, Reggae e o velho e bom Rap, criando um estilo próprio de som e composições. Vocal: Peterson S.D.R e Chepa S.D.R. Guita solo: André Boquinha. Bateria: Diego Mosca S.D.R. Baixo: Kiko Percussão e Henrique Prado. Guita Base: Thiago Rocha.
Data: 31/08, 19h
Local: Casa de Cultura São Rafael (R. Quaresma Delgado, 364 – Jardim Vera Cruz, São Paulo/SP).

 

Território: São Miguel Paulista

Oficina Graffiti TRANS
A oficina Graffiti TRANS é uma iniciativa/parceria do Hip Hop Mulher com o Coletivo GraffitiQueens para inserir o público trans no desenvolvimento do elemento Graffiti. Com Chermie – Coletivo Graffiti Queens.
Data: 28/08 e 29/08, 13h
Local: Casa de Cultura São Miguel Paulista (Rua Irineu Bonardi, 169 – Vila Pedroso, São Paulo/SP).

Estéticas da Leitura Dramática c/ Projeto JáÉ!
Projeto que há nove anos realiza trabalho artístico de referência em associações sem fins lucrativos, privadas e governamentais, direcionado à formação prática de jovens no município de São Paulo, Grande São Paulo e outras cidades. O projeto tem como objetivo direcionar os jovens nas áreas aqui expostas, dando a eles material artístico básico para apresentação nas produtoras tais como: ensaio fotográfico e vídeo de cena.
Data: 30/08, 13h
Local: Centro de Cidadania LGBTI+ Laura Vermont (Av. Nordestina, 496 – Vila Americana, São Paulo/SP).

 

Território Sapopemba / Vila Prudente

Picadeiro do Fuxico
E lá vem o Picadeiro do Fuxico! Um magnífico cortejo de artistas circenses pelo bairro da Vila Prudente, trazendo para as ruas todo encanto e magia do circo, em céu aberto. Durante o cortejo, palhaços, acrobatas e malabaristas convidam o público a participar do espetáculo que será realizado na área externa da Biblioteca Ricardo Ramos, na Vila Prudente. Em nosso itinerário passaremos por duas grandes comunidades: a de Haiti e Vila Prudente, enriquecendo nosso fazer artístico, promovendo a fruição e a visibilidade, convidando os moradores a participar de maneira extrovertida, da essência da cultura circense.
Data: 28/08, 16h
Local: Biblioteca Pública Ricardo Ramos (Praça Centenário de Vila Prudente, 25 – Vila Prudente, São Paulo/SP).

Mulheres na Música
Apresentação de mulheres periféricas na música protagonizando as cordas e a bateria, trazendo ritmos variados como pop, reggae hip hop e rap e suas músicais autorais.
Data: 01/09, 19h
Local: Casa de Cultura São Mateus (Rua Monte Mandirá, 40 – Jardim Nove de Julho, São Paulo/SP).

Som na Praça & Receptores de Satélite
Essa atividade traz várias linguagens para a comunidade, com o coletivo Som na Praça junto a Família TDH. Teremos pintura facial, cultura sound system com amplificação Receptores de Satélites e feira de artesanato.
Data: 31/08, 10h
Local: Praça Humberto Reis Costa (Conj. Hab. Mal. Mascarenhas de Morais, São Paulo/SP).

Hoje é dia de circo!
Esta ação promove uma vivência circense onde as pessoas da comunidade poderão experienciar o fazer artístico do universo do circo. A Trupe do Fuxico proporcionará todos os equipamentos e auxílio para esta vivência e finalizando com o palco aberto, onde poderão mostrar ao grande e respeitável público o que descobriram desta vivência. Com Trupe do Fuxico.
Data: 31/08, 13h
Local: Rua dos Pintores, 45, Cohab Vila Prudente, São Paulo/SP.

Comentários: