Notícias
Compartilhar

Inscreva sua proposta: edital Democracia Viva 2020 recebe atividades até terça (05/11)

Segunda edição do edital lançado pelo Centro de Formação prevê realização de oficinas com diversas temáticas relacionadas aos direitos humanos

O Centro de Formação: Educação Popular, Cultura e Direitos Humanos está com inscrições abertas para o edital público “Democracia Viva 2020: alimentando perspectivas e esperanças” até terça-feira, 05/11. O objetivo é receber propostas de atividades formativas para compor a programação anual de 2020 (março a novembro). Organizações da sociedade civil, coletivos, movimentos sociais, educadoras e educadores independentes, ativistas e outros atores que afirmam a importância dos direitos humanos estão convidados/as a se inscrever.

Em 2018, lançamos a primeira edição do edital, com o objetivo de diversificar os sujeitos e temas que acolhemos em nosso Centro de Formação. Realizamos inúmeras oficinas ao longo deste ano e novos parceiros e parceiras foram incluídos em nossa atuação. Veja alguns relatos:

A possibilidade de participar do edital Democracia Viva ministrando um curso no Centro de Formação tem sido uma experiência rica e inovadora. Foram muitas as questões que envolveram a montagem do curso até sua realização: pensar no conteúdo, dinâmica e acesso. Em especial, pude construir algo que dialogasse com uma premissa mais horizontal, permitindo que a produção do conhecimento se realizasse nos encontros e que estes pudessem reverberar na vida e nas ações das pessoas interessadas. É nesse sentido que o curso, cruzando o direito à cidade com a análise interseccional, se insere neste edital, como forma conjunta de promover e potencializar o diálogo presente tendo em mente a reflexão crítica inserida num futuro a ser construído.

Bruno Puccinelli, formador da atividade “Do direito à cidade às interseccionalidades: teoria e forma de democratização do espaço urbano”

Fiz duas participações como formadora na Ação Educativa, uma na Semana de Formação e outra proposta que apresentei no edital para o Centro de Formação. Me sinto lisonjeada por poder compartilhar meus conhecimentos em Ayurveda em um local capaz de unir tanta diversidade e abraçar muitas causas relacionadas aos direitos humanos. Me senti acolhida em todos os processos, desde minha inscrição, ao retorno da Ação e durante a formação. O que mais fiquei encantada foi com o público participante. As maneiras de pagamento ou bolsa que a Ação fornece foram essenciais para que a diversidade do público ocorresse. Pretendo estar cada vez mais presente nos eventos e também pretendo compartilhar mais dos meus conhecimentos ao público da Ação Educativa.

Vanessa Amaral, formadora da atividade “Utilização de ervas e óleos vegetais para a saúde da mulher”

Os/as candidatos que tiverem interesse poderão/as apresentar até duas propostas, que devem ser atividades formativas de curta duração, com uma carga horária total de 3h a 12h. As selecionadas por meio do edital irão compor de 30% a 40% da programação do ano que vem.

As propostas serão analisadas por uma comissão da Ação Educativa, de acordo com o perfil dos proponentes – propostas advindas de coletivos juvenis, negros, LGBTs, periféricos, feministas serão valorizadas; adequação aos objetivos e à proposta programática do Centro de Formação; histórico e experiência da instituição, do coletivo ou das formadoras/es; inovação da atividade; viabilidade; e capacidade de engajamento do proponente na divulgação e mobilização de públicos.

Lançado em 2018, o Centro de Formação: Educação Popular, Cultura e Direitos Humanos é uma iniciativa da Ação Educativa a fim de sistematizar e oferecer uma programação anual de atividades formativas e faz parte de uma estratégia institucional não somente de resistência aos recentes retrocessos no campo dos direitos e da ordem democrática, mas como espaço de anúncio, de pesquisa e experimentação de novas possibilidades de educação, que considerem a integralidade dos sujeitos e dos Direitos Humanos.

Para ver o edital completo, acesse: http://bit.ly/DemocraciaViva2020

Comentários: