Agenda
Compartilhar

Exibição do documentário DI # Pichar é Humano

Do produtor do documentário PIXOAÇÃO, Bruno Rodrigues, com a co-direção de Dino, o documentário exclusivo “DI # Pichar é Humano” conta a história do maior ícone e referência da pichação de São Paulo na década de 90. 

Edmilson Macena de Oliveira, nascido em 1975, criado na Vila dos Remédios (zona oeste de São Paulo) era um jovem de periferia, fã de rock’n roll. Teve seus primeiros contatos com tinta em 1988, época pós regime militar no país. Com grande repressão de qualquer tipo de manifestação artística ou contra o estado, Edmilson decide espalhar o picho #DI# pela cidade expressando sua arte. Com o objetivo de marcar tudo que fosse possível, ele era corajoso e atuava em todas as modalidades do movimento: paredes, portas, laterais e picos de edifício. Em 1990, DI já era reconhecido como “O rei dos prédios da década de 90”. Além de uma pessoa muito humilde e extrovertida, prezava pelo respeito e amizade na pichação.

Visionário, Edmilson sempre olhou a pichação como arte. Guardava reportagens em que apareciam seus feitos pela cidade e fotos dos trabalhos realizados, usando o próprio sistema para documentá-los. Encaminhou uma carta ao governador, em 1992, retratando o valor e reconhecimento que o picho deveria ter como arte para a cultura. Criou um monumento de picho onde chegou a expor por conta própria pelas ruas de São Paulo em protesto à grandes esculturas feitas pelo Estado a pessoas e povos que usurparam o poder. O documentário vem para homenageá-lo e eternizá-lo na história da pichação.

Duração: 22 minutos

Ficha Técnica
Direção: Bruno Rodrigues
Co-Direção: Dino
Direção de Som: Rodrigo “OGI”
Assistente de direção: Felipe Nunes
Edição: Jahjah Filmes
Roteiro: Bruno Rodrigues / Jahjah Filmes
Legendas: Vanessa Cristina
Transcressão: Micaela Altamirando
Texto: Sérgio Franco
Projeto gráfico: Daniel Melim
Produção executiva: Caixa Preta Graffshop”