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Publicações abordam temas pouco presentes na cobertura educacional

Abordando temas relevantes, mas ainda pouco presentes na cobertura educacional, a ONG Ação Educativa lançou em 2013 três publicações que apresentavam dados e analises sobre as desigualdades no atendimento educacional da cidade de São Paulo, a relação entre gênero e educação, e a implementação das diretrizes nacionais de educação nas prisões no estado de São Paulo.

Lançada no mês de agosto, a oitava edição do emQuestão, com o tema “Educação e desigualdades na cidade de São Paulo”, reuniu artigos que compuseram um panorama da situação educacional da cidade na última década, estimulando o debate público sobre a necessidade de se abordar a educação na perspectiva do direito humano à cidade.

Realizando o estudo desde 2008, os pesquisadores enfrentaram dificuldades no acesso a dados consistentes sobre a situação educacional e os gastos em educação no município. A partir disso, uma de suas conclusões foi a necessidade de criação de um Centro de Informações Educacionais da Cidade de São Paulo, que contribua para a organização, produção, tratamento e disseminação amigável e acessível de informações no âmbito territorial, que dê base para uma ação planejada, coordenada e articulada dos entes federados (município, estado e União) na cidade.

Durante a realização da Conferência Nacional Livre de Educação e Gênero, em novembro, foi lançado o emQuestão 9, “Informe Brasil: Gênero e educação”, que se constituiu como uma versão atualizada do documento de 2011 e que alertou para a descontinuidade de políticas de educação, gênero e sexualidade e para a crescente autocensura em órgãos governamentais diante da pressão de grupos religiosos conservadores.

Realizada a partir dos dados do Censo 2010 e da PNAD 2011, a publicação destacou seis grandes desafios da igualdade de gênero na educação: 1) as desigualdades educacionais persistentes entre as mulheres brasileiras, com destaque para a situação das mulheres negras, indígenas e do campo; 2) a situação de pior desempenho e de maiores obstáculos para permanência na escola por parte de meninos, adolescentes e jovens, em especial, de meninos e jovens negros; 3) a manutenção de uma educação sexista, homofóbica/lesbofóbica/transfóbica, racista e discriminatória no ambiente escolar; 4) a concentração das mulheres em cursos e carreiras “ditas” femininas, com menor valorização das profissionais e limitado reconhecimento social; 5) a baixa valorização das profissionais da educação básica, mulheres que constituem quase 90% dos profissionais da categoria; 6) o acesso desigual à educação infantil de qualidade.

Já em dezembro, a décima edição do emQuestão, “Educação nas prisões: perfil de escolaridade da população prisional de São Paulo”, apresentou diagnóstico das condições atuais e das expectativas da população carcerária paulista em relação às políticas educacionais de pessoas privadas de liberdade.

Produzida pelo grupo de Educação nas Prisões, o estudo apresentou identificação da estrutura física destinada à educação em quatro penitenciárias e cinco centros de detenção provisória (CDPs), com consulta aos gestores responsáveis pelas unidades, além de entrevistas com a população carcerária e funcionários destas unidades, que partilharam suas impressões e expectativas sobre o cenário educacional de pessoas privadas de liberdade.

A série emQuestão é uma publicação da Ação Educativa que trata de temas emergentes ou com pouca visibilidade no debate educacional a partir de estudos, pesquisas, levantamentos e análises, com o intuito de fomentar o debate e a cobertura da mídia sobre educação. As edições 1, 2, 3, 4 e 6 da série – que tratam, respectivamente, sobre a escola e mundo juvenil, políticas e práticas de leitura no Brasil, educação e exclusão, o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), e ensino médio – foram produzidas pelo Observatório da Educação e também estão disponíveis para download (acesse aqui as publicações).

Faça o download das publicações abaixo:

emQuestão 8 – “Educação e desigualdades na cidade de São Paulo”

emQuestão 9 – “Informe Brasil: Gênero e educação”

emQuestão 10 – “Educação nas prisões: perfil de escolaridade da população prisional de São Paulo”

Fonte: Observatório da Educação

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