Publicações
Compartilhar

Território Consolação – Atividades culturais, imaginários urbanos, conflitos e resistências

Fruto de uma parceria entre o Instituto Moreira Salles e a Ação Educativa, o Território Consolação é um projeto que busca (re)conhecer o potencial cultural e econômico de uma área central da cidade de São Paulo, bem como mapear e estimular a colaboração entre agentes culturais, coletivos independentes, empreendimentos criativos, instituições privadas e equipamentos públicos.

Primeiramente, foi feito um esforço para a definição do recorte de análise territorial, compreendido como um “pedaço”, conceito cunhado pelo antropólogo José Guilherme Cantor Magnani, que remete a noção de pertencimento. A segunda etapa do projeto envolveu a mobilização de um grande encontro, que aconteceu no dia 08 de novembro de 2016 no auditório da Ação Educativa. Estiveram presentes aproximadamente 80 pessoas, entre artistas, pesquisadores, representantes de instituições e coletivos. No período da tarde, os presentes participaram de um exercício de mapeamento colaborativo.

Além do relatório final sobre os processos, os mapas gerados podem ser acessados em PDF e estão na seguinte ordem: 1) Conflitos; 2) Espaços e atividades culturais; 3) Imaginários urbanos; 4) Resistências.

Para acessar o relatório final, clique abaixo. Para acessar os mapas detalhados, clique aqui.

Download de arquivo (1 MB)
Comentários: