Notícias
Compartilhar

Com lançamento de livro e abertura de exposição, Jovem Monitor/a Cultural apresenta produções realizadas por jovens

Como resultado do processo formativo do Programa Jovem Monitor/a Cultural, nesta quarta-feira, dia 14, a Ação Educativa fará a abertura da exposição “Manas & Monas” e lançará o livro “leve-se”.

“Manas & Monas” é fruto do trabalho do eixo LGBT do “LabCult, Laboratório de Experimentações Culturais”, promovido pelo Programa Jovem Monitor/a Cultural em parceria com a Ação Educativa. A exposição, que ficará até final de janeiro na Ação Educativa, conta com dois ensaios produzidos pelos próprios jovens monitores/as. “Afetar” apresenta a afetividade LGBT em espaços marcados por violência e agressões a esta comunidade e “Nuânsias” questiona as representações de gênero expressas pelo corpo.

Um vídeo também foi produzido pelo grupo durante o processo artístico do ensaio “Afetar”. Durante dois meses, foi feito um mapeamento pelo centro de São Paulo dos locais em que gays, lésbicas, bissexuais e transexuais foram vítimas de agressões. A partir desse levantamento, o grupo se mobilizou para ir até esses pontos e demonstrar afeto numa forma de resistência. O vídeo, que tem direção de Beatriz Zilberman, percorre esses pontos dando outro significado a esses locais.

Para a fotógrafa Dayane Fernandes, agente de formação que acompanhou o grupo, um dos objetivos do ensaio é mostrar outras formas de existência. “Não desejamos ser vistas somente como vítimas da sociedade, também somos agentes de transformação e revolução. Desse modo, acreditamos que a nossa luta não é somente composta de dores e sofrimento, mas principalmente de amor”.

Assista o vídeo “Afetar”:

Já “leve-se” é um livro que reúne poemas, crônicas, lambes e fotografias produzidos pelos/as jovens monitores/as ao longo do ano. A publicação apresenta novos artistas de maneira sensível, fazendo um percurso pela identidade, o coletivo, afetos e diferentes pontos de vista sobre o processo artístico das obras publicadas no livro.

Responsável pela organização da publicação, Aline Ramos, conta que o livro apresenta a literatura de uma forma “não óbvia. “É nítida a influência da literatura periférica nos textos apresentados, isso é fruto das formações que a Ação Educativa propõe dentro do Programa Jovem Monitor/a Cultural”. Outro destaque são os lambes que dialogam com os textos. “Estou completamente apaixonada pelas imagens do livro. O lambe tem esse poder de nos encantar imageticamente, mas de também apresentar uma outra literatura”, finaliza.

O evento contará com uma mesa redonda com a poeta Patrícia Cândido e a filósofa Luiza Coppieters, figuras que marcaram tanto a exposição “Manas & Monas”, como o livro “leve-se”. O evento terá transmissão online, para acompanhar, acesse o site da Ação Educativa.

Lançamento “leve-se” e abertura da exposição “Manas & Monas”
Data: 14/12
Horário: 19h às 22h
Local: Ação Educativa (Rua General Jardim, 660, Vila Buarque – São Paulo, SP)
Transmissão ao vivo: www.acaoeducativa.org/aovivo
Entrada Gratuita

Foto: “Nuânsias”, por Dayane Fernandes

Comentários: