Editoriais
Compartilhar

Editorial: Os saraus e a promoção da literatura na periferia

Desde 2008, diversos saraus lançaram suas coletâneas, quase todas elas financiadas por editais públicos, especialmente o VAI. O primeiro a publicar foi o Sarau Elo da Corrente, de Pirituba, Zona Oeste, que lançou seu primeiro registro editorial ainda em 2008.  Na vizinha Brasilândia, o Sarau da Brasa publicou sua primeira coletânea em 2009 e desde então mantém a publicação anual de sua antologia.

Veja a programação de março da Agenda Cultural da Periferia no site www.agendadaperiferia.org.br.
Os saraus Perifatividade (Sacomã, Zona Sul), Sarau da Ademar (Jardim Miriam, Zona Sul) e Sarau Suburbano (organizado por Alessandro Buzo, no Centro) lançaram seus livros em 2011. Toda essa produção consolida os saraus como espaços de formação de escritores, para além de apreciadores de literatura, e ratificam a tese da antropóloga Erica Peçanha, segundo a qual os saraus são hoje o principal espaço de produção e difusão da literatura de periferia.
Não por acaso, os saraus da Brasa e Elo da Corrente, dois dos pioneiros na publicação de coletâneas, se juntam para promover um grande evento literário no Centro Cultual da Juventude na Cachoeirinha. Nos dias 15, 16 e 17 acontecerá o seminário que discutirá a literatura nos seus aspectos estéticos, políticos e educativos e paralelamente aos debates haverá uma feira literária onde essa vasta produção de livros da periferia poderá ser vista.
Presença feminina na literatura
É oportuno que um evento como este seja realizado em março, mês onde se comemora o Dia Internacional da Mulher. Os saraus têm contribuído para um melhor equilíbrio de gênero no campo, dada a forte presença de mulheres nesses encontros. A predominância ainda é masculina, mas as mulheres estão ampliando seu espaço. Neste aspecto cabe destacar o Sarau da Brasa que, conforme quadro abaixo, apresenta uma importante participação feminina, quase paritária à dos homens.

Leia também:
Coletânea reúne contos e poemas escritos por mulheres do Hip Hop
Artigo: Quatro temas da política cultural e a arte das periferias
Ação Educativa realiza workshops de inscrição no edital do Programa VAI

Comentários: