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Educação de Jovens e Adultos: insumos, processos e resultados

O objetivo geral do projeto Educação de Jovens e Adultos: insumos, processos e resultados é desenvolver e dar visibilidade a estudos avaliativos abordando problemas relevantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil, de modo a prover educadores e gestores com evidências consistentes de como fazer valer os direitos educativos de jovens e adultos por meio de políticas e práticas pedagógicas eficazes.
No âmbito do projeto, foram desenvolvidas quatro pesquisas que corresponderam às metas estabelecidas:
1. Meta 1 – O Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos – ENCCEJA: seus impactos nas políticas de EJA e nas trajetórias educacionais de jovens e adultos.
O Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) é um exame criado em 2002 pela Diretoria de Avaliação para Certificação de Competências (DACC) do INEP como uma alternativa aos tradicionais exames supletivos que se organizavam nos estados há vários anos. O ENCCEJA é um exame que ocupa hoje importante papel na certificação de Jovens e Adultos e foi absolutamente negligenciado no que se refere à organização de dados estatísticos e também com relação ao seu significado pedagógico.
2. Meta 2 – O Projovem Urbano: seus impactos nas políticas de EJA e Juventude e na trajetória educacional dos jovens.
A pesquisa tem por objetivo alargar a compreensão sobre o ProJovem Urbano no que diz respeito aos perfis e às trajetórias educacionais de seus educandos, bem como as relações entre o programa e as políticas educacionais e de juventude no âmbito do município. Também é relevante investigar os impactos e inter-relações entre o ProJovem e as políticas educacionais e de juventude no âmbito municipal.
3. Meta 3 – O impacto da inclusão da EJA no Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica – FUNDEB – no Estado de São Paulo.
A pesquisa tem por objetivo investigar a configuração e o desenvolvimento contemporâneo das políticas públicas de educação de jovens e adultos no Estado de São Paulo, analisando‐as enquanto componente e expressão das reformas das políticas educacionais consoantes à redefinição do papel do Estado na regulação das políticas sociais.
4. Meta 4 – Escolaridade e competências básicas: análise de seus impactos sociais, culturais e econômicos na perspectiva das desigualdades de gênero e raça (bases de dados do INAF – Indicador Nacional de Alfabetismo Funcional e Censos Escolares).
O Indicador Nacional de Alfabetismo Funcional (INAF) é uma iniciativa da Ação Educativa e do Instituto Paulo Montenegro que tem como objetivo oferecer à sociedade informações sobre as condições de alfabetismo da população adulta brasileira. É a única medida de alfabetismo da população adulta baseada em surveys, com medição direta de habilidades por meio de testes, além de coleta de informações detalhadas sobre práticas de leitura, escrita e cálculo matemático na vida diária.
Acesse o relatório completo da pesquisa aqui.

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