Notícias
Compartilhar

Fórum Paulista de EJA abre inscrições para 6º Seminário Estadual

O Fórum Paulista de Educação de Jovens e Adultos (EJA) está com inscrições abertas para o 6º Seminário Estadual de EJA, que será realizado nos dias 17 e 18 de agosto, na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, na capital paulista. O objetivo do evento é debater com representantes do fórum e demais interessados no tema os principais desafios para a modalidade de ensino e propostas para as políticas públicas de EJA no estado.

A programação do seminário inclui apresentações culturais, uma mesa de abertura com representantes do Fórum Paulista de EJA, e debates sobre currículo e sobre educação popular na noite do dia 17; além de círculos de discussões temáticos e apresentação de experiências inovadoras em EJA ao longo da manhã e da tarde do dia 18 (veja abaixo a programação completa).

Para se inscrever no seminário, basta preencher a ficha e enviar para o e-mail eventos@sedes.org.br, com uma cópia do comprovante de depósito da taxa de inscrição, no valor de R$ 15. O prazo para se inscrever vai até o meio dia do dia 15 de agosto. O depósito deve ser feito na conta corrente 5200-0 da agência 3320 do Banco do Brasil, para a Associação Instrutora Juventude Feminina.

Já o prazo para inscrever relatos de experiências vai até o dia 6 de agosto. Os interessados devem enviar um resumo de sua experiência, com no máximo 20 linhas, contento nome do autor, local e público alvo, para o e-mail forumejasp@hotmail.com.ProgramaçãoDia 17 de agosto (sexta feira) 18h – Credenciamento 19h – Abertura: 1. Apresentação Cultural 2. Mesa de Abertura 3. Palestras: – Currículo de EJA – Educação Popular Dia 18 de agosto (sábado) 8h – Credenciamento e café 9h30 – Círculos de discussão 12h – Almoço 14h – Apresentação de Experiências Inovadoras na EJA 17h – Apresentação Cultural e Encerramento Obs.: A síntese das principais considerações e as propostas dos círculos de discussão serão postadas no portal do Fórum e submetidas à plenária ordinária do Fórum no dia 22/09/2012. Círculos

O Currículo de EJA será o eixo de discussão nos seguintes aspectos:

1. Cultura Coordenação: Iva Passos e Rita Nascimento (SME-Santos) 2. Alfabetização Coordenação: Vera Barreto (Vereda) e Marilene Camargo (MOVA-SP) 3. Educação e o mundo do Trabalho Coordenação: Adriana Pereira (SME-SBCampo), Isaura Naomi Martins (SME-Mauá) e Zuleika Aparecida e Silva (SME-Guaratinguetá) 4. Educação dos Privados de Liberdade Coordenação: Juraci de Oliveira e Célia Verna (Funap) e Mariangela Graciano (Ação Educativa) 5. Práticas Pedagógicas e Currículo Coordenação: Carla Maio (SME Guarulhos) e Eda Luis (CIEJA-Campo Limpo) 6. Juventude na EJA Coordenação: Raquel Souza (Ação Educativa) e Nilton Bispo (Educador-Embu das Artes) 7. Currículo e material Didático Coordenação: Kauê Gonçalves Grecco (SEESP), Antonio Coelho (SME-SP) e Claudia Vólvio (Unifesp) 8. Educação Inclusiva Coordenação: Rosimary Mattos (Secretária de Educação de Embu das Artes) e Ana Paula Freitas 9. Educação no Campo, Indígenas e Quilombolas Coordenação: Maria P. de Fátima Rotta (Unesp-Presidente Prudente) e Paula da Silva (MOVA) 10. Novas tecnologias na EJA Coordenação: Sonia Couto e Anderson Alencar (Instituto Paulo Freire) 11. Avaliação e Certificação Coordenação: Roberto Catelli e Luiz Serrão (Ação Educativa) 12. Políticas Públicas, Relações Federativas e Financiamento da Educação Coordenação: Maria Clara Di Pierro (Faculdade de Educação-USP), Maria Alice de Paula (UNG) e Valéria Aparecida Vélis (SME-Rio Claro) 13. Formação e Valorização dos Professores Coordenação: Dulcinéia Ferreira (Universidade Federal de São Carlos),Sobre o Fórum O Fórum Paulista de Educação de Jovens e Adultos foi constituído em julho de 1999, durante 1º Seminário Estadual de EJA, e tem como finalidade discutir, reivindicar e apoiar as políticas públicas para essa modalidade de ensino. Compõem o Fórum a Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, professores, alunos e gestores de EJA, movimentos sociais, pesquisadores, universidades e ONGs, entre elas a Ação Educativa.VI Seminário Estadual de Educação de Jovens e AdultosQuando: 17 e 18 de agosto de 2012 Onde: Faculdade de Educação da USP: Avenida da Universidade, 308 – Cidade Universitária – SP Inscrições: baixe aqui a ficha (taxa: R$ 15)Mais informações: http://forumeja.org.br

Leia também:

Comunidade de países lusófonos se reúne para debater cooperação na área educacional

Países africanos destacam dificuldade de alfabetização em português diante da diversidade de línguas nacionais

Analfabetismo diminui, mas domínio de leitura e matemática ainda está distante de 3 em cada 4 brasileiros

IPM e Ação Educativa mostram evolução do alfabetismo funcional na última década

Conselho de Educação Popular da América Latina e do Caribe elege nova gestão

Organizações e pesquisadores que atuam em EJA criticam atual programa de alfabetização

Brasil quer rever programa de alfabetização de adultos

Comentários: