Notícias
Compartilhar

FSM 2013: Veja tudo o que está previsto para acontecer no Fórum da Tunísia

Entre dos dias 26 e 30 de março, o campus da Universidade de El Manar, na cidade de Túnis, capital da Tunísia, se tornará o grande ponto de encontro de organizações da sociedade civil, movimentos sociais e ativistas de todo o mundo, durante a 13ª edição do Fórum Social Mundial (FSM).

A candidatura do país do norte africano para sediar o encontro altermundista foi acolhida pelo Conselho Internacional (CI) do Fórum com entusiasmo e como forma de mostrar a solidariedade de organizações e militantes do mundo todo com o movimento que ficou conhecido como Primavera Árabe. De acordo com o ativista Hamouda Soubhi, do Comitê Local do FSM, a sociedade civil dos países do norte da África está mobilizada e o atual governo tunisiano tem cooperado para que o FSM aconteça da melhor forma possível.

Programação

Com o tema “dignidade”, em todas as suas dimensões, as mais de 1.500 atividades autogestionadas inscritas para o FSM 2013 (veja aqui as que já estão disponíveis no site) estão organizadas em 11 eixos temáticos: Por um radical aprofundamento dos processos revolucionários de descolonização no sul e no norte; Por um mundo livre de toda hegemonia e dominação imperialista; Pela construção de novos universalismos; Por uma sociedade humana com base nos princípios e valores da diversidade, dignidade, justiça, igualdade de todos os seres humanos; Pela liberdade de circulação e alocação de todas e todos; Pela justiça cognitiva; Pela construção de um processo democrático de integração e união entre os povos; Por um mundo de paz livre da guerra como instrumento de dominação econômica, política e cultural; Por um mundo democrático de fato, sem discriminação nenhuma; Pela construção de alternativas ao capitalismo e à globalização neoliberal; O Futuro do Fórum (veja aqui a descrição detalhada de cada eixo)

As atividades autogestionadas serão realizadas entre os dias 27 e 29 de março e serão divididas em espaços da Universidade de El Manar de acordo com o eixo temático a que se relacionam. No dia 26, acontecerá a tradicional marcha de abertura do Fórum, que terminará num grande show e outras atividades culturais. Já no dia 30, estão previstas as assembleias de convergência e a Assembleia Geral dos Povos, com uma festa de encerramento do FSM 2013.

No começo de março, toda a programação estará disponível no site do evento.

Inscrições

As inscrições para participar do Fórum Social Mundial já estão disponíveis desde dezembro, seja para participar de maneira individual ou para inscrever organizações. A inscrição deve ser feita pior meio do próprio site do Fórum, que também disponibiliza informações sobre visto para entrar no país, locais de acomodação, as principais companhias aéreas que fazem voos para a Tunísia e outras informações importantes (veja aqui).

Túnis Estendida

Para aquelas e aqueles que não poderão viajar para Tunísia, a organização do FSM prevê várias formas de participação à distância, um processo denominado “Túnis estendido”. Será possível acompanhar atividades em Túnis e fazer suas contribuições através de transmissão por internet, ou ainda organizar atividades em alguma parte do mundo interagindo com o público do FSM. Saiba como aqui.

Mais informações: secretariat@fsm2013.org / 0021671240559.

Leia também:
Grupo realiza seminário e debate preparatórios para o Fórum Social Mundial de 2013

Organizações e movimentos sociais do norte da África se preparam para a realização do Fórum Social Mundial 2013

Fórum Social Mundial 2013 será realizado na Tunísia

 

Comentários: