Arte na Casa

Compartilhar

Tanto o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), como o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE) asseguram aos adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação o direito a atividades de arte e cultura. Em função disto e de sua trajetória na defesa dos direitos humanos, a Ação Educativa executa, desde 2008, o projeto Arte na Casa, iniciativa que consiste na promoção de oficinas artísticas nos centros da Fundação Casa.

Linhas de atuação

Sintonizado com o acúmulo da instituição nos processos de fomento à Cultura de Periferia, o projeto sempre teve como proposta estabelecer vínculos entre os/as internos/as e os movimentos culturais existentes nas periferias urbanas – locais de origem da ampla maioria desses jovens.

Por meio das oficinas e apresentações de diversos coletivos artísticos, o universo cultural é abordado a partir dos eixos: Artes Visuais, Artes do Corpo, Artes da Palavra, Artes Cênicas e Artes do Som. Os arte-educadores que integram a equipe participam de uma formação continuada sobre linguagens artísticas, além de construírem coletivamente uma proposta pedagógica pertinente ao espaço de atuação.