Campo Aberto

Compartilhar

A Coleção Campo Aberto, concebida pela Ação Educativa em parceria com a Editora Global, destaca o modo de vida particular daqueles que vivem no campo, que estão também em interação com a vida das cidades.

Linhas de atuação

Nosso propósito foi criar uma obra adequada ao contexto e ao universo vivido por aqueles que farão uso deste material no cotidiano da sala de aula.

A diversidade aparece como elemento fundamental nesta coleção, como forma de indicar os diferentes modos de vida das muitas populações do campo: quilombolas, comunidades agrícolas, ribeirinhos, caiçaras, indígenas, enfim, todas as populações que têm organizações sociais particulares, mas em constante interação com outros modos de vida.

Para que a diversidade e as especificidades das culturas ganhe evidência em uma obra que se pretende contextualizada, a pesquisa assume um papel de destaque como metodologia de trabalho pedagógico. É por meio da pesquisa que estudantes deixam de ser apenas receptores do conhecimento para se transformarem em produtores, em uma obra que foi criada em uma perspectiva interdisciplinar. É composta por materiais de Alfabetização, Língua Portuguesa, Geografia e História; Matemática e Ciências; Arte; e Culturas e regiões do Brasil.