Indicadores da Qualidade na Educação

Compartilhar

Os Indicadores da Qualidade na Educação constituem uma metodologia de autoavaliação institucional para envolver toda a comunidade escolar em processos de melhoria da qualidade educativa

Trata-se de um instrumento por meio da qual a comunidade julga a situação de diferentes aspectos de sua escola, identifica prioridades, estabelece planos de ações, implementa e monitora seus resultados.

Os Indicadores da Qualidade na Educação foram desenvolvidos com a colaboração de diversas organizações atuantes no campo educacional, ONGs, secretarias de educação, órgãos do MEC, UNICEF e profissionais de escolas de diversas regiões do país.

Já foram desenvolvidos instrumentos específicos para níveis de ensino e temáticas: Indicadores da Qualidade na Educação – Ensino Fundamental (2004), Indicadores da Qualidade na Educação – Educação Infantil (2009) e Indicadores da Qualidade na Educação – Relações Raciais na Escola (2013). Está em desenvolvimento o Indicadores da Qualidade na Educação – Ensino Médio. Os usos dos Indicadores têm demonstrado que o material consegue fazer com que a comunidade escolar faça uma reflexão conjunta sobre quais são as ações, atitudes e insumos necessários ao desenvolvimento de uma educação de qualidade, tendo como ponto de partida a realidade dos sujeitos envolvidos no processo.