Programa Jovem Monitor/a Cultural

Compartilhar

O Jovem Monitor/a Cultural é um programa de formação e experimentação profissional em gestão cultural para jovens, realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura (SMC) da Prefeitura de São Paulo.

Linhas de atuação

A iniciativa nasce em 2008, da experiência de trabalho e formação de 27 jovens no Centro Cultural da Juventude (CCJ), voltada para o desenvolvimento artístico e o atendimento ao público. A partir de 2013, o Programa Jovem Monitor/a Cultural (PJMC) se expandiu para outros espaços públicos culturais da cidade, como teatros, bibliotecas, casas de cultura, museus, centros culturais, entre outros, incluindo assim jovens de todas as regiões de São Paulo, do centro às periferias, em 90 equipamentos culturais da Prefeitura.

O programa inova ao promover uma formação combinada em que os/as jovens ampliam seu repertório e experimentam, na prática, os diversos aspectos da gestão cultural e valorização do patrimônio cultural material e imaterial. Além disso, a formação conta com uma perspectiva teórica sobre questões que envolvem a diversidade das juventudes e das manifestações culturais, cidadania, direito à cidade, questões étnico-raciais e de gênero.