PORONGA

Compartilhar

Com intuito de contribuir com o processo de aperfeiçoamento e formação complementar de educadores/as, com ou sem formação universitária, que atuam em projetos sociais e programas governamentais voltados ao ensino de arte não escolar, a Ação Educativa lançou em 2015 um centro de formação em arte-educação social: Poronga.

Linhas de atuação

Uma homenagem aos primeiros projetos que antecederam e resultaram na criação da Ação Educativa, a palavra Poronga era o nome dado a uma ferramenta usada pelos povos da floresta para iluminar a retirada do látex nas estradas de seringa, durante as madrugadas. Esse também foi o nome de um programa de alfabetização realizado pela equipe de educação do Centro Ecumênico de Documentação e Informação (Cedi) em 1974, que fundou 20 anos depois a Ação Educativa.

Em suas duas edições, o centro de formação em arte-educação Poronga promoveu experimentações e vivências artísticas, bem como análise crítica de temas relacionados à Teoria da Cultura, Histórias da Arte, Arte Educação, Teorias da Arte e da Educação, Arte Educação: formal e social e Metodologia do Ensino. Foram contempladas reflexões sobre a prática de linguagens artísticas e de elaboração de projetos pedagógicos e comunitários.