Educação e Relações Raciais

Compartilhar

A Coleção Educação e Relações Raciais: apostando na participação da comunidade escolar pretende contribuir com a construção de processos de autoavaliação participativa sobre a implementação da Lei 10.369/2003 nas escolas.

O objetivo é que a comunidade escolar amplie a roda de pessoas e coletivos envolvidos com a superação do racismo e de outras discriminações e construa um plano de ação estratégica que gere transformações efetivas no cotidiano escolar.

A proposta também visa reconhecer, potencializar e articular ações já desenvolvidas por escolas, secretarias de educação, universidades e grupos de organizações da sociedade civil destinadas a promover uma educação antirracista e não discriminatória.

A Coleção foi desenvolvida a partir do trabalho com escolas, do diálogo com experiências internacionais e nacionais de educação das relações étnico-raciais, em especial as desenvolvidas por organizações do movimento negro brasileiro, e com outras experiências educativas comprometidas com a afirmação dos direitos humanos. É composta por cinco materiais, que podem ser utilizados de forma combinada ou separada em diversos momentos e espaços da vida escolar.