Publicações
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Indicadores da Qualidade na Educação – Relações Raciais na Educação Infantil
A Coleção Indicadores da qualidade na Educação, desenvolvida pela Ação Educativa, constitui uma metodologia de autoavaliação escolar que reúne indicadores educacionais qualitativos concebidos para que toda comunidade avalie a realidade em que está inserida. Neste volume, a iniciativa articula saberes que visam o enfrentamento das desigualdades que envolvem raça, classe e gênero.
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Indicadores da Qualidade na Educação – Relações Raciais na Escola – Antirracista em Movimento
Os Indicadores da Qualidade na Educação – Relações Raciais na Escola: antirracismo em movimento integram a coleção de materiais Educação e Relações Raciais: apostando na participação da comunidade escolar, lançada em 2013, desenvolvida pela Ação Educativa. Esta nova edição vem se somar a retomada dos esforços nas políticas públicas nacionais comprometidas com a institucionalização da Lei 10.639/2003, que estabeleceu a obrigatoriedade do ensino da história e das culturas africanas e afro-brasileiras.
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Indicadores da Qualidade na Educação – Relações Raciais na Escola de Imperatriz (MA)
Os Indicadores da Qualidade na Educação – Relações Raciais na Escola têm o objetivo de contribuir para que a gestão pública e as unidades escolares desenvolvam um processo de autoavaliação participativa que favoreça a ampliação da roda de pessoas e coletivos comprometidos com a superação do racismo e de outras discriminações e que a agenda das relações raciais esteja contemplada nos Projetos Políticos Pedagógicos, gerando transformações efetivas no cotidiano escolar.
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Indicadores da Qualidade na Educação – Ensino Médio
Criado com objetivo de contribuir com a construção de um ensino médio de qualidade por meio do estímulo à autoavaliação participativa escolar em todo o País.
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Indicador de Alfabetismo Funcional (Inaf) Brasil 2018
A Ação Educativa e o Instituto Paulo Montenegro desenvolveram e vêm realizando desde o ano 2001, em parceria, o Indicador de Alfabetismo Funcional (Inaf), um estudo para medir os níveis de Alfabetismo da população brasileira de 15 a 64 anos
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Ideologia do Movimento Escola Sem Partido
São 18 artigos, alguns já publicados na grande mídia e outros escritos especialmente para essa edição. Sob diversos enfoques, os artigos reunidos expõem claramente a natureza autoritária de um movimento que esconde sua própria ideologia na tentativa de silenciar visões de mundo divergentes.
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Indicador de Alfabetismo Funcional (Inaf) – Estudo especial sobre alfabetismo e mundo do trabalho
A publicação explora as intersecções entre alfabetismo e práticas de letramento no mundo do trabalho.
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Indicador de Letramento Científico: relatório técnico da edição 2014
O Indicador de Letramento Científico (ILC) tem o objetivo de monitorar a evolução das habilidades em ciências da população jovem e adulta brasileira – de 15 a 40 anos.
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Indicadores da Qualidade na Educação – Relações Raciais na Escola
Trata-se de um instrumento que permite à comunidade escolar avaliar suas práticas, ao tempo em que descobre novos caminhos para construção de uma educação com a marca da igualdade racial. Essa metodologia participativa orientou a própria elaboração dos indicadores, desenvolvidos por meio de amplo trabalho coletivo por iniciativa da organização não governamental Ação Educativa.
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Informe Gênero e Educação
Lançada em Conferência Nacional promovida pela Secretaria de Políticas para as Mulheres, versão atualizada de documento de 2011 alerta para a descontinuidade de políticas e de programas públicos de educação, gênero e sexualidade e para a crescente autocensura em órgãos governamentais diante da pressão de grupos religiosos conservadores.
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Indicadores da Qualidade na Educação – Ensino Fundamental
O material apresenta um quadro de sinais que possibilitam identificar o que vai bem e o que vai mal no contexto escolar, de forma que todos tomem conhecimento e tenham condições de discutir e decidir as prioridades de ação para sua melhoria.
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Indicador Nacional de Alfabetismo Funcional (Inaf) 2011
O Instituto Paulo Montenegro e a Ação Educativa – parceiros na criação e implementação do Indicador de Alfabetismo Funcional (Inaf) – apresentam as análises e interpretações dos resultados da mais recente mensuração dos níveis de alfabetismo da população adulta brasileira. Para essa edição, o período de campo ocorreu entre dezembro de 2011 e abril de 2012.