Ir para o conteúdo
X

Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato

Rua General Jardim, 485 - Vila Buarque

Como chegar

Áreas de atuação

Com um acervo de mais de 90 exemplares, a Biblioteca Infanto-juvenil Monteiro Lobato, localizada na Praça Rotary, no centro de São Paulo, é o equipamento de leitura mais antigo do Brasil destinado às crianças, adolescentes e jovens.

Há espaços e exposições dedicados às crianças e adolescentes, com livros expostos em estantes acessíveis às pequenas e aos pequenos leitoras/es.

Para alugar um livro é preciso fazer a carteirinha da rede municipal de bibliotecas. Para isso basta apresentar um documento com foto e um comprovante de residência, que a carteirinha sai na hora.

Todo mês a biblioteca lança uma programação recheada de contação de histórias, peças teatrais e oficinas lúdicas.

Cabe declarar que na perspectiva antirracista há evidente contrariedade em relação ao autor Monteiro Lobato e sua obra. As construções racistas de seus personagens, somadas à sua visão nacionalista conservadora e eugênica demonstram historicamente que nenhum equipamento público deveria homenagear o autor.

 

ATUAÇÃO EM REDE

 

O espaço oferece promoção da leitura com programação cultural diversificada à comunidade, na biblioteca são também realizadas visitas monitoradas.

Há interesse em estabelecer parcerias a fim de trocar informações e experiências.

Site do equipamento