Ir para o conteúdo
X

CIEJA Paulo Emilio Vanzolini

RUA CESARIO RAMALHO,111 - Cambuci, São Paulo - SP, 01521-000

Como chegar

Áreas de atuação

O curso de EJA é presencial e tem duração de quatro anos, seja qual for a modalidade. Está disponível em Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF) e Escolas Municipais de Ensino Fundamental e Médio (EMEFM) nas modalidades EJA Regular e EJA Modular e também nos Centros Integrados de Educação de Jovens e Adultos (CIEJA).

Nos CIEJAs o atendimento é oferecido em três períodos, manhã, tarde e noite, em até seis turnos diários. Os encontros acontecem cinco vezes por semana e possuem 2h15m de duração. O curso é estruturado em quatro módulos, com duração de um ano cada. A formação articula em seu Projeto Político Pedagógico o currículo do Ensino Fundamental e qualificação profissional inicial.

 

ATUAÇÃO EM REDE

 

Projeto Rede de Proteção dos Direitos de Jovens e Adultos do CIEJA. Temos como uma das metas de 2019, fortalecer este processo de Rede de Proteção, descobrindo e incluindo novos espaços de atuação, estreitando a relação com os espaços já parceiros e iluminando nosso olhar em relação as reais necessidades de nossos alunos.

 

ATUAÇÃO EM REDE

 

1.Parque da Aclimação: A unidade educacional CIEJA Paulo Emílio Vanzolini faz uso desse importantíssimo recurso ao realizar anualmente a Caminhada Pedagógica até o parque da Aclimação, onde os alunos, pais, responsáveis e professores desfrutam do ar puro, da diversidade do local e para encerar a confraternização e o contato com a natureza é realizado um piquenique coletivo.

 

2. Clube Escola: Fundado há mais de 50 anos, o clube é considerado um balneário. Conta com sala de judô, brinquedoteca, cancha de bocha, piscinas de recreação e semiolímpica, quadra poliesportiva aberta, sala de ginástica geral e equipamento de ginástica para 3ª idade. Como atração especial, oferece ao público um tobogã com jato d’água de quase 10m.

 

Ações para fortalecimento de parceria:

 

 Visitar o espaço e ver as possibilidades de estreitar a parceria.
 Auxiliar o processo de inscrições.
 Divulgar o cronograma mensal.

 

3.Polo Cultural do Idoso – Oferece cursos e atividades gratuitas para idosos: Espaço no Cambuci voltado para a Melhor Idade conta com aulas de artesanato, dança ginástica terapêutica e idiomas, ministradas por profissionais voluntários especializados.
A Coordenadoria do Idoso (CI), da Secretaria de Participação e Parceria (SMPP), oferece de segunda a sexta-feira, no Polo Cultural do Idoso, localizado no Cambuci, várias atividades e oficinais de artes para Melhor Idade.
O projeto tem o intuito de proporcionar momentos de cultura, lazer e integração social aos idosos, assim como estimular a qualidade de vida das pessoas acima de 60 anos.
As aulas, que acontecem no período da tarde, são ministradas, voluntariamente, por profissionais especializados em cada uma das atividades oferecidas, entre elas, oficina de artesanato, pintura, dança e aulas de inglês e espanhol.
O CIEJA Paulo Emílio Vanzolini quer ampliar esta parceria, socializando o uso deste espaço para o desenvolvimento de algumas de nossas ações pedagógicas como: Cinema, Culinária, Sarau Cultural e Formatura.

 

Ações para fortalecimento desta parceria:

 

 Identificação dos cursos oferecidos aos alunos do CIEJA.
 Utilização dos espaços do Polo para atividades pedagógicas, sempre que possível.
 Solicitação da participação da demanda social do Polo em eventos realizados no CIEJA.

 

4.SESC Ipiranga

 

Ações para fortalecimento desta parceria:

 

 Identificação e participação nas exposições anuais.
 Utilização dos espaços para ações pedagógicas relacionadas aos projetos semestrais.
 Divulgação na escola de cursos e eventos realizados nop SESC Ipiranga em 2019.

 

5. UBS Cambuci: Localizada na Av. Lacerda Franco, 791 – Liberdade, São Paulo – SP, 01536-000.

A UBS CAMBUCI, conta com o programa A Estratégia Saúde da Família, desenvolvida desde 1994 pelo Ministério da Saúde, é um modelo adequado ao fortalecimento da atenção básica no País. O objetivo é promover a organização e a integração das atividades de promoção e prevenção da saúde no território nacional.
As ações de promoção, prevenção e reabilitação estão focadas na família, no contexto do ambiente em que ela vive e na comunidade. A Estratégia permite que as esquipes atuem assistindo e intervindo para mudanças da situação social e de saúde da comunidade.
O Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês assumiu a administração das equipes de Programa Saúde da Família (PSF) da região da Bela Vista e Cambuci em abril de 2011. Cada equipe é composta por:

• Um médico
• Um enfermeiro
• Dois auxiliares de enfermagem
• Seis agentes comunitários de saúde

Ao todo, cada equipe é responsável por 600 a 1.000 famílias, o que corresponde a um total de 3.500 a 4 mil pessoas acompanhadas.
Vários de nossos alunos, moradores do bairro, são atendidos por esse programa.

Fortalecer Ações Parceiras:

 

 Palestras (Drogas/Alcoolismo/Arboviroses/Gravidez/DST/Educação Ambiental/Educação Bucal/Tuberculose/Higiene e Saúde básica)
 Campanhas de atendimento médico (Dentista/clínico geral/ginecologista/pediatra/assistência social/psiquiatra/e psicólogo)
 Fornecer materiais de prevenção e saúde básica
 Cadastro dos alunos do bairro

 

6.Reuniões com Profissionais dos CAPS e Núcleos de Abrigamento: Fortalecer Ações Parceiras:

 

 Solicitar participação nas JEIFs para ampliação de conhecimentos
 Reuniões para estudo de casos
 Troca telefônica de informações para acompanhamento de alunos
 Construção de relatórios de acompanhamento pedagógico e social.

 

7. Projeto Quixote:

 

Fortalecer Ações Parceiras:

 

 Solicitar participação nas JEIFs para ampliação de conhecimentos
 Reuniões para estudo de casos
 Participação em eventos mútuos
 Troca telefônica de informações para acompanhamento de alunos
 Construção de relatórios de acompanhamento pedagógico e social
 Encaminhamento mediado para participação de nossos jovens no núcleo educativo

 

8. Universidade Anhembi Morumbi: Projeto Letras na Rua

Alfabetização de Jovens e Adultos através de aulas externas na Av. Paulista – Campus Paulista.
Oficinas todos os sábados das 9h00 – 12h30
Coordenação Pedagógica: Professora Rosana Giannoni

 

Fortalecer Ações Parceiras:

 

 Identificar alunos com necessidade de fortalecer o processo de alfabetização.
 Incentivar a participação nas oficinas
 Apresentação semestral de resultados.

 

PRÁTICAS ANTIRRACISTAS:

 

Atuam no fortalecimento das relações raciais e na implementação da Lei 10.639/2003 a partir da diversidade étnico racial dos nossos estudantes, vindos do Haiti e do continente africano, assim como nossas/os estudantes negras/os.

 

GÊNERO E SEXUALIDADE

 

Atuam no fortalecimento da visibilidade trans, e do combate à LGBTQIfobia.

 

 

Site do equipamento