Ir para o conteúdo
X

Projeto Quixote

Av. Eng. Luís Gomes Cardim Sangirardi, 789 - Vila Mariana

Como chegar

 

O Projeto Quixote atua no atendimento de crianças, jovens e famílias em complexas situações de risco, através do atendimento clínico, pedagógico e social integrados. O serviço também oferece formações voltadas para profissionais que atuam no Sistema de Garantia de Direitos.

 

  • Programa de Atenção à família: realização de grupos, oficinas a atendimento clínico voltados para mães, pais e cuidadoras/es.

 

  • Programa Clínico e Psicossocial: atendimento psicológico, psiquiátrico e médico, oficinas  artísticas, esportivas e educativas para crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade nas áreas de saúde mental, violência e abuso de drogas.

Sob a coordenação deste programa são realizados dois serviços em parceria com a Prefeitura Municipal de São Paulo:

– SPVV – Serviço de Proteção a Vítimas de Violência / CUIDAR: que presta atendimento específico para crianças e adolescentes vítimas de violência e abuso sexual.

– CAPS AD/IJ – Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas Infância e Juventude: O CAPS é uma política pública do Ministério da Saúde voltada especialmente para a questão da saúde mental que é aplicada pelo Projeto Quixote.

 

  • Programa de Educação para o Trabalho: Curso que aborda competências que o Quixote considera como básicas para a inserção no mercado de trabalho, como Empreendedorismo, Mundo do Trabalho, Comunicação, Informática e Graffiti.

 

  • Programa Pedagógico:Atividades de arte & cultura, oficinas lúdicas, dança, música, grafitti, informática, trabalho, atividades de preservação do meio ambiente e reaproveitamento de materiais recicláveis, além das festas, teatro e passeios. As oficinas são espaços de inclusão de diferenças, interesses, necessidades e linguagens, bem como de acolhimento às diversas formas de expressão cultural, no exercício do respeito aos limites próprios e alheios.

 

  • Refugiados Urbanos: voltado para crianças, adolescentes e jovens em situação de rua, o programa visa a reinserção destas em suas comunidades e famílias por meio de oficinas e atividades lúdicas.

 

ATUAÇÃO EM REDE:

O Projeto Quixote atua em parceria com o Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) na realização de atividades socioeducativas com famílias.

Além disso, realizam visitas em escolas da região para fortalecer laços entre corpo docente e discente, fortalecendo o direito à educação e garantindo o acesso, a permanência e o sucesso das/dos estudantes.

A equipe técnica e socioeducativa deseja estabelecer parcerias com pessoas e instituições que mediem rodas de conversa sobre as temáticas de Relações Raciais, gênero e sexualidade.

 

Site do equipamento