Ir para o conteúdo
X

UBS Sé

Rua Frederico Alvarenga, 259 - Sé

Como chegar

Áreas de atuação

 

Como parte do Eixo de Promoção de direitos à crianças e adolescentes, a UBS é um serviço público ligado ao SUS que visa promover e proteger a saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde com o objetivo de desenvolver uma atenção integral que impacte na situação de saúde e autonomia da população.

A Unidade Básica de Saúde (UBS) é o contato preferencial dos usuários, a principal porta de entrada e centro de comunicação com toda a Rede de Atenção à Saúde. É instalada perto de onde as pessoas moram, trabalham, estudam e vivem e, com isso, desempenha um papel central na garantia de acesso à população a uma atenção à saúde de qualidade.

Na UBS, é possível receber atendimentos básicos e gratuitos em Pediatria, Ginecologia, Clínica Geral, Enfermagem e Odontologia. Os principais serviços oferecidos são consultas médicas, inalações, injeções, curativos, vacinas, coleta de exames laboratoriais, tratamento odontológico, encaminhamentos para especialidades e fornecimento de medicação básica.

Todos os serviço de saúde estão ligados à UBS. É um serviço de referência para o CAPS, CAPS Itapeva, CAPS Sé, CAPS Sé Infantil.

A UBS  Sé se relaciona com o Centro de Especialidade de Odontologia, SAICAS, CEAS, CREAS, mas o CREAS da Bela Vista atualmente não está funcionando, Núcleo Treze de Maio, os centros de acolhida como a Casa Um, que é uma casa de acolhimento para as meninas trans.

 

ATUAÇÃO EM REDE:

 

Participam das seguintes articulações:

  • Rede Bela Vista;
  • Grito dos Excluídos;
  • Dia Nacional da População de Rua.

 

GÊNERO E SEXUALIDADE:

 

O Núcleo de Prevenção à Violência faz o acolhimento, quando uma situação de violência identificada na UBS.

A triagem é feita a partir de recortes de raça, gênero, violência doméstica e outros.