Ir para o conteúdo
X

Curta Metragem – Cores e Botas

SINOPSE

Joana tem um sonho comum a muitas meninas dos anos 80: ser Paquita. Sua família é bem sucedida e a apoia em seu sonho. Porém, Joana é negra, e nunca se viu uma paquita negra no programa da Xuxa.

Dir: Juliana Vicente

Ano: 2010

Duração: 15’50”

Formato: 35mm

País: Brasil

Idioma: Português

Com: Jhenyfer Lauren,  Luciano Quirino, Dani Ornellas, Bruno Lourenço

Acesse ao site

Curta Metragem – KBELA

Seja através do cinema ou através dos cabelos, essas mulheres têm em comum a busca por novas possibilidades para narrar suas histórias em diferentes campos onde machismo e racismo são obstáculos a serem superados.

 

 

Direção e Roteiro

Yasmin Thayná

Acesse ao site

Escritora – Jarid Arraes

 

Jarid Arraes nasceu em Juazeiro do Norte, cidade localizada na região do Cariri, interior do Ceará, em 12 de Fevereiro de 1991. Desde a infância teve forte contato com a literatura, sobretudo pela influência do seu avô, Abraão Batista, e de seu pai, Hamurabi Batista, ambos cordelistas e xilogravadores.

Começou a publicar seus escritos aos 20 anos de idade, no blog Mulher Dialética. Logo passou a colaborar em blogs como o Blogueiras feministas e o Blogueiras Negras e em 2013 se tornou colunista da Revista Fórum, onde manteve o blog Questão de Gênero até Fevereiro de 2016. Na Revista Fórum, atuava também como jornalista e escrevia matérias sobre as mais diversas ramificações dos Direitos Humanos, como feminismo, movimentos de luta contra o racismo, direitos LGBT, entre outros.

Além do livro “As Lendas de Dandara”, suas obras mais conhecidas são os cordéis da Coleção Heroínas Negras da História do Brasil; neles, são resgatadas biografias de grandes mulheres negras que marcaram a história brasileira, como Antonieta de Barros, Carolina Maria de Jesus, Tereza de Benguela, Laudelina de Campos, entre outras. A autora também possui cordéis infantis, como “A menina que não queria ser princesa” e “A bailarina gorda” e “Os cachinhos encantados da princesa”.

Acesse ao site

Histórias em Quadrinhos – Marcelo D’Salete

Marcelo D’Salete (1979) é professor, ilustrador e autor de histórias em quadrinhos. Estudou design gráfico, é graduado em artes plásticas e mestre em história da arte.

ANGOLA JANGA, Marcelo D’Salete, 432 páginas, Veneta, novembro de 2017.
Angola Janga, “pequena Angola” ou, como dizem os livros de história, Palmares. Por mais de cem anos, foi como um reino africano dentro da América do Sul. Formada no fim do século XVI, em Pernambuco, a partir dos mocambos criados por fugitivos da escravidão, Angola Janga cresceu, organizou-se e resistiu aos ataques dos militares holandeses e das forças coloniais portuguesas. Tornou-se o grande alvo do ódio dos colonizadores e um símbolo de liberdade para os escravizados. Seu maior líder, Zumbi, virou lenda e inspirou a criação do Dia da Consciência Negra.

Para acessar o livro em bibliotecas de SP:
http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/titulo.jsf?codigo=478887&tipoDoc=0

 

CUMBE, Marcelo D’Salete, 192 págnas, Editora Veneta, 2018 (nova edição!).
Cumbe é uma obra para ampliar possibilidades de leitura sobre o passado. A resistência de muitos africanos escravizados contra o sistema de trabalho forçado acontecia de modo direto, como a ação dos mocambos, e indireto, como as pequenas ações de rebeldia do cotidiano nas vilas e fazendas, demonstrando as tensões intrínsecas de uma sociedade pautada pela violência. O livro conta com um posfácio do educador e escritor Allan da Rosa.

 

ENCRUZILHADA, Marcelo D’Salete, Editora Veneta, maio de 2016 (nova edição!).
Duas crianças abandonadas nas ruas da cidade grande, uma garota de programa, um usuário de drogas, vendedores de DVDs piratas, um ladrão de carros: os personagens de Encruzilhada revelam a São Paulo, por trás dos anúncios de celulares, por trás das fachadas luminosas, para além da segurança dos shopping centers.

 

Noite Luz (Marcelo D´Salete), Editora Via Lettera, setembro de 2008.
O álbum Noite Luz é constituído por seis histórias em quadrinhos – Noite Luz, Entre Rosas e Estrelas, Buldog, Sexta, O Patuá de Dadá e Graffiti. Esse é o universo onde vários personagens se cruzam, embora nunca deixem de ser estranhos. O livro traz texto de apresentação do Allan da Rosa e Bruno Azevêdo. Além do Brasil, o álbum foi publicado na Argentina pela editora Ex-Abrupto, em espanhol, e eleito um dos 100 melhores quadrinhos da década pelo site comiqueando.

O livro Noite Luz está esgotado para venda, mas é possível encontrá-lo nas bibliotecas do link abaixo:
http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/

 

Risco, Marcelo D’Salete, Editora Cachalote, novembro de 2014.
Um guardador de carros tenta fazer uma grana no centro da cidade, mas a tarefa parecer ser mais difícil
do que imaginava. Risco é uma revista de 40 páginas, PB, 21 x 29 cm, grampeada, impressa em papel
pólen 90 gramas, com capa em papel cartão. A revista faz parte da coleção Franca da Editora Cachalote.

Acesse ao site

Indicadores da Qualidade na Educação

Os Indicadores da Qualidade na Educação foram desenvolvidos com a colaboração de diversas organizações atuantes no campo educacional, ONGs, secretarias de educação, órgãos do MEC e profissionais de escolas de diversas regiões do país, por meio de uma metodologia participativa que incluiu a realização de várias oficinas e pré testes em unidades educacionais. Tal forma de elaboração permitiu que os materiais nascessem apontando indicadores de avaliação frutos do consenso entre instituições que têm grande conhecimento sobre as políticas educacionais no país e sobre as necessidades de melhoria de sua qualidade. Atualmente há versões dos Indicadores para o Ensino Fundamental (2004) para a Educação Infantil (2009), e estamos em finalização da versão Relações Raciais na escola (2012).

 

 

Acesse ao site

Livraria Africanidades

Livraria Africanidades é um empreendimento de pequeno porte, com formato de loja física, virtual e itinerante, com o acervo especializado em literatura afro-brasileira e feminista.

http://www.livrariafricanidades.com.br/

Acesse ao site

Orientações e Ações para a Educação das Relações Étnico-Raciais

Acesse ao site

Terça Afro

Nascido em Julho de 2012, o projeto Terça Afro vem propondo encontros com jovens, adultos e crianças, às terças feiras, o começo do projeto foi no Centro Cultural da Juventude (CCJ) e os encontros tem sido de muita importância no sentido de criar um espaço de diálogo a respeito destas questões, o que vem gerando o reconhecimento do projeto ao longo destes anos como uma das grandes referências em São Paulo para diálogo, formação e toda as possibilidades de compartilhamento a respeito da história e cultura negra; essa organização circular do projeto, ao longo de seu tempo, vem buscando outras possibilidades pedagógicas possíveis, que se distanciam um pouco das práticas mais formais de promoção do ensino (modelos escolares e universitários), promovendo, dessa forma, novas práticas de promoção de saberes.

Ao longo de todos estes anos, a importância do projeto Terça Afro pôde ser construída também a partir dos muitos convidados que recebemos, sempre nomes importantes e de grande conhecimento aos temas propostos.

A marca Terça Afro vem crescendo, e hoje já é eternizada com a publicação de um livro e DVD: “Terça Afro – Territórios de Afetos”, transformando assim o que parecia intangível em uma produção emocionada, terapêutica e referência de um trabalho único e feito com muito carinho. O projeto Terça Afro é organizado e realizado pelo coletivo Akina por: Ana Caroline da Silva de Jesus, Danuza Novaes da Silva, Beatriz Reis Gonçalves, Harry de Castro, Jéssica Moura, Victor Julião e Mateus Machado As rodas acontecem quinzenalmente as terças-feiras à partir das 19h, no espaço Quilombo Terça Afro, localizado na Rua Antonio Botto, 212 – Z/N de São Paulo

Acesse ao site