História

Compartilhar

Tendo como berço a educação popular, a Ação Educativa fez sua história conectando a educação com a cultura e reconhecendo os/as jovens como sujeitos de direitos.

A Ação Educativa nasceu do Centro Ecumênico de Documentação e Informação (CEDI), organização que nas décadas de 1970 e 1980 participou na luta pela redemocratização do país apoiando a organização de movimentos populares. Nos anos 80, o CEDI juntou uma equipe voluntária que produziu uma cartilha de alfabetização para seringueiros do Acre. Muitos outros trabalhos de educação popular se seguiram e a luta pela educação pública, especialmente para jovens e adultos, ganhou espaço na agenda. Quando o CEDI encerrou suas atividades, em 1994, a equipe de educação ampliou a roda e fundou a Ação Educativa, agregando a temática da Juventude. Os jovens, por sua vez, impuseram a cultura como dimensão central na nossa ação.

Nossa Missão

Promover direitos educativos, culturais e da juventude, tendo em vista a promoção da democracia, da justiça social e da sustentabilidade socioambiental no Brasil.

Nossos Valores

Para nós, educação, cultura e empoderamento da juventude se fazem com diálogo, respeito às diversidades, trabalho em rede, dedicação, inovação, ousadia e transparência.