Formação de educadores em Minas Gerais


No dia 23 de março, a Secretaria Municipal de Educação de Ituitaba (MG), realizou o Fórum Municipal de Educação. Durante este evento, aconteceu a formação para uso dos Indicadores da Qualidade na Educação.

A iniciativa de levar os Indicadores para o Município partiu do Centro de Formação da secretaria. Quando assumiu o atual prefeito, Fued José Dib, ele pediu aos funcionários da educação que trabalhassem com empenho para atingir um patamar de excelência. Ao procurar por referências sobre qualidade em educação, Luciene, do Centro de Formação, chegou aos Indicadores.

O evento de formação para o uso do instrumental Indicadores da Qualidade na Educação foi então caracterizado como Fórum Municipal de Educação. Compareceram cerca de 200 pessoas, entre as quais o prefeito, o secretário Municipal de Educação, secretários de outras pastas, a diretora e técnicos da Regional de Ensino da Secretaria Estadual de Educação, vereadores, membros do Conselho Municipal de Educação, professores universitários de Faculdades locais, professores e alunos das redes municipal e estadual, além de secretários de Educação e educadores de Municípios vizinhos (da região do Pontal do Triângulo Mineiro).

No dia da formação, houve uma cerimônia de abertura durante a qual as crianças das escolas municipais fizeram apresentações artísticas e o secretário de Educação e o prefeito fizeram discursos destacando a vontade política da administração atual em promover a qualidade da educação no Município.

Durante a oficina, houve um espaço para o debate. Foi realizado um exercício de reflexão coletiva: logo no início do trabalho foi apresentado aos participantes um conjunto de cinco definições diferentes de qualidade na educação e cada um teve que escolher aquela que julgava mais adequada. As pessoas manifestaram sua opinião e justificaram suas escolhas.

De acordo com o antropólogo e educador Nino Bernini, assessor do Projeto Indicadores, “a pegadinha é que todas as definições são válidas, mudando apenas o enfoque ou a ênfase em certos atributos da ‘qualidade’”. O objetivo desta estratégia é mobilizar a capacidade reflexiva dos participantes para pensar o conceito de qualidade e, simultaneamente, fazê-las perceber a complexidade do mesmo, explica Bernini. “Ao perceberem a validade das diferentes visões sobre o que é qualidade, elas vivenciam a mesma dificuldade que o grupo técnico teve ao ter de escolher as ‘dimensões’, pois sempre haverá algum componente da qualidade que não será contemplado”.

Na parte da tarde, foram formados grupos de trabalho para analisar as sete dimensões do Indicadores com base na realidade das escolas locais. Na avaliação de Bernini, os grupos demonstraram boa compreensão do instrumental e da metodologia de aplicação. No momento das apresentações e plenária final as avaliações foram muito positivas quanto ao potencial do instrumental para o estabelecimento das diretrizes da educação no Município de Ituiutaba.



<< voltar