Formação de educadores em Minas Gerais

No dia 23 de março, a
Secretaria Municipal de Educação de Ituitaba
(MG), realizou o Fórum Municipal de Educação.
Durante este evento, aconteceu a formação para
uso dos Indicadores da Qualidade na Educação.
A iniciativa de levar os Indicadores para o Município
partiu do Centro de Formação da secretaria.
Quando assumiu o atual prefeito, Fued José Dib, ele
pediu aos funcionários da educação que
trabalhassem com empenho para atingir um patamar de excelência.
Ao procurar por referências sobre qualidade em educação,
Luciene, do Centro de Formação, chegou aos Indicadores.
O evento de formação para o uso do instrumental
Indicadores da Qualidade na Educação foi então
caracterizado como Fórum Municipal de Educação.
Compareceram cerca de 200 pessoas, entre as quais o prefeito,
o secretário Municipal de Educação, secretários
de outras pastas, a diretora e técnicos da Regional
de Ensino da Secretaria Estadual de Educação,
vereadores, membros do Conselho Municipal de Educação,
professores universitários de Faculdades locais, professores
e alunos das redes municipal e estadual, além de secretários
de Educação e educadores de Municípios
vizinhos (da região do Pontal do Triângulo Mineiro).
No dia da formação, houve uma cerimônia
de abertura durante a qual as crianças das escolas
municipais fizeram apresentações artísticas
e o secretário de Educação e o prefeito
fizeram discursos destacando a vontade política da
administração atual em promover a qualidade
da educação no Município.
Durante a oficina, houve um espaço para o debate.
Foi realizado um exercício de reflexão coletiva:
logo no início do trabalho foi apresentado aos participantes
um conjunto de cinco definições diferentes de
qualidade na educação e cada um teve que escolher
aquela que julgava mais adequada. As pessoas manifestaram
sua opinião e justificaram suas escolhas.
De acordo com o antropólogo e educador Nino Bernini,
assessor do Projeto Indicadores, “a pegadinha é
que todas as definições são válidas,
mudando apenas o enfoque ou a ênfase em certos atributos
da ‘qualidade’”. O objetivo desta estratégia
é mobilizar a capacidade reflexiva dos participantes
para pensar o conceito de qualidade e, simultaneamente, fazê-las
perceber a complexidade do mesmo, explica Bernini. “Ao
perceberem a validade das diferentes visões sobre o
que é qualidade, elas vivenciam a mesma dificuldade
que o grupo técnico teve ao ter de escolher as ‘dimensões’,
pois sempre haverá algum componente da qualidade que
não será contemplado”.
Na parte da tarde, foram formados grupos de trabalho para
analisar as sete dimensões do Indicadores com base
na realidade das escolas locais. Na avaliação
de Bernini, os grupos demonstraram boa compreensão
do instrumental e da metodologia de aplicação.
No momento das apresentações e plenária
final as avaliações foram muito positivas quanto
ao potencial do instrumental para o estabelecimento das diretrizes
da educação no Município de Ituiutaba.
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