Escolas terão novo módulo dos Indicadores com foco na alfabetização, leitura e escrita

Com base na experiência
com os Indicadores da Qualidade na Educação,
a Ação Educativa liderará a elaboração
de um novo módulo de indicadores que focalizarão
aprendizagens relacionadas à alfabetização,
leitura e escrita. A metodologia será a mesma utilizada
para desenvolver os primeiros Indicadores.
A idéia é reunir especialistas e profissionais
com experiência no campo para estabelecer coletivamente
um consenso sobre quais são as práticas desejáveis
para melhorar a aprendizagem da leitura e da escrita. Novamente,
a iniciativa conta com o apoio institucional e financeiro
do UNICEF.
“A proposta original dos Indicadores da Qualidade da
Educação era produzir referências para
uma avaliação da qual toda a comunidade escolar
pudesse participar. Por isso, os Indicadores focalizaram os
aspectos mais gerais do contexto escolar, sem entrar em questões
específicas das áreas curriculares”, explica
Vera Massagão Ribeiro, coordenadora do projeto.
Porém a percepção de que várias
redes se preocupam com os resultados na alfabetização,
tema que demanda a participação de mais pessoas,
motivou a elaboração do novo módulo.
O desenvolvimento da leitura e da escrita, nas séries
subseqüentes, é essencial para favorecer aprendizagens
em todas as áreas do currículo.
“Leitura e escrita não são problemas
só dos professores de Língua Portuguesa. Os
professores das demais disciplinas, a equipe técnica,
as famílias e a comunidade também precisam se
envolver nisso, pois estamos falando do desenvolvimento de
habilidades e também de hábitos, valores e atitudes
em relação à cultura escrita”,
ressalta Vera.
A previsão é de que o novo módulo dos
Indicadores da Qualidade na Educação - Alfabetização,
Leitura e Escrita fique pronto, em versão experimental,
em dezembro.
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