Escolas terão novo módulo dos Indicadores com foco na alfabetização, leitura e escrita


Com base na experiência com os Indicadores da Qualidade na Educação, a Ação Educativa liderará a elaboração de um novo módulo de indicadores que focalizarão aprendizagens relacionadas à alfabetização, leitura e escrita. A metodologia será a mesma utilizada para desenvolver os primeiros Indicadores.

A idéia é reunir especialistas e profissionais com experiência no campo para estabelecer coletivamente um consenso sobre quais são as práticas desejáveis para melhorar a aprendizagem da leitura e da escrita. Novamente, a iniciativa conta com o apoio institucional e financeiro do UNICEF.

“A proposta original dos Indicadores da Qualidade da Educação era produzir referências para uma avaliação da qual toda a comunidade escolar pudesse participar. Por isso, os Indicadores focalizaram os aspectos mais gerais do contexto escolar, sem entrar em questões específicas das áreas curriculares”, explica Vera Massagão Ribeiro, coordenadora do projeto.

Porém a percepção de que várias redes se preocupam com os resultados na alfabetização, tema que demanda a participação de mais pessoas, motivou a elaboração do novo módulo. O desenvolvimento da leitura e da escrita, nas séries subseqüentes, é essencial para favorecer aprendizagens em todas as áreas do currículo.

“Leitura e escrita não são problemas só dos professores de Língua Portuguesa. Os professores das demais disciplinas, a equipe técnica, as famílias e a comunidade também precisam se envolver nisso, pois estamos falando do desenvolvimento de habilidades e também de hábitos, valores e atitudes em relação à cultura escrita”, ressalta Vera.

A previsão é de que o novo módulo dos Indicadores da Qualidade na Educação - Alfabetização, Leitura e Escrita fique pronto, em versão experimental, em dezembro.



<< voltar