Indicadores subsidiam Plano Decenal em Ituitaba, Minas Gerais

A rede municipal do município
mineiro de Ituiutaba mobilizou-se na semana 29 de agosto a
2 de setembro para mais uma etapa do processo de avaliação
das escolas da rede pública com os Indicadores da Qualidade
na Educação.
Após realizarem a avaliação com os indicadores,
as comunidades escolares se reuniram para definir prioridades
e elaborar planos de ação com base nos resultados
levantados na avaliação participativa.
“Foi uma verdadeira maratona”, define Nino Berrini,
da assessoria da Ação Educativa. A avaliação
alcançou 14 escolas, doze municipais e duas estaduais.
Segundo ele, houve uma significativa participação
da comunidade na maior parte das escolas, gerando discussões
de importância já que professores, estudantes,
funcionários, gestores, familiares e a comunidade de
um modo geral procuravam, juntos, soluções coletivas
para os problemas da escola.
Os planos de ação agora serão analisados
em conjunto para serem considerados na definição
das diretrizes e prioridades da gestão municipal para
os próximos anos. Concomitantemente, a sociedade de
Ituiutaba está realizando a discussão e elaboração
participativa do Plano Municipal de Educação
para os próximos 10 anos.
Para Luciane Riberio, da Secretaria Municipal de Educação
de Ituiutaba, a utilização dos indicadores nas
avaliações participativas das unidades escolares
tem sido um diferencial no processo do Plano Decenal. “Os
indicadores permitem que tenhamos mais clareza das dimensões
envolvidas na qualidade que queremos para a educação
de Ituiutaba”, diz.
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