Indicadores subsidiam Plano Decenal em Ituitaba, Minas Gerais


A rede municipal do município mineiro de Ituiutaba mobilizou-se na semana 29 de agosto a 2 de setembro para mais uma etapa do processo de avaliação das escolas da rede pública com os Indicadores da Qualidade na Educação.

Após realizarem a avaliação com os indicadores, as comunidades escolares se reuniram para definir prioridades e elaborar planos de ação com base nos resultados levantados na avaliação participativa.

“Foi uma verdadeira maratona”, define Nino Berrini, da assessoria da Ação Educativa. A avaliação alcançou 14 escolas, doze municipais e duas estaduais. Segundo ele, houve uma significativa participação da comunidade na maior parte das escolas, gerando discussões de importância já que professores, estudantes, funcionários, gestores, familiares e a comunidade de um modo geral procuravam, juntos, soluções coletivas para os problemas da escola.

Os planos de ação agora serão analisados em conjunto para serem considerados na definição das diretrizes e prioridades da gestão municipal para os próximos anos. Concomitantemente, a sociedade de Ituiutaba está realizando a discussão e elaboração participativa do Plano Municipal de Educação para os próximos 10 anos.

Para Luciane Riberio, da Secretaria Municipal de Educação de Ituiutaba, a utilização dos indicadores nas avaliações participativas das unidades escolares tem sido um diferencial no processo do Plano Decenal. “Os indicadores permitem que tenhamos mais clareza das dimensões envolvidas na qualidade que queremos para a educação de Ituiutaba”, diz.



<< voltar