Suzano usa Indicadores para implantar gestão democrática


A Secretaria Municipal de Educação de Suzano, município paulista com 230 mil habitantes, iniciou a gestão de 2005 colocando a gestão democrática entre as suas prioridades, com a realização de diversos debates com diretores e professores sobre o tema.

Como parte do processo os Indicadores da Qualidade na Educação foram aplicados em todas as escolas da rede, incluindo as de educação infantil, ensino fundamental e educação especial. A secretaria agora discute a periodicidade com que a avaliação será retomada para o monitoramento dos avanços e das novas necessidades que surgirem.

Laura de Carvalho Cymbalista, da SME de Suzano, destaca a importância da participação de todos os segmentos da comunidade escolar na avaliação, inclusive a das crianças, para ela “fundamental” tanto pela contribuição ao debate quanto pelo aprendizado participativo.

Ela avalia o processo vivido em Suzano como muito positivo, mas alerta que a rede deve estar disposta a enfrentar conflitos. “A aplicação dos Indicadores faz com que informações sobre a escola e a rede circulem entre todos os segmentos e traz à superfície assuntos e temas que geralmente não são debatidos e percebidos. Mas quando se estabelecem relações horizontais na escola aparecem conflitos, e isso gera alguma resistência”, diz.

A SME de Suzano agora inicia a formação de comissões eleitorais para a eleição dos Conselhos de Escola. Para Laura, os Indicadores colaboraram para esse movimento e serão apreciados pelos novos conselheiros após a posse.

A equipe da SME está sistematizando o processo e tem sugestões para aperfeiçoar o instrumento. Para mais informações, contatar a SME de Suzano no telefone (11) 4744-8900.



<< voltar