Unicef e MEC distribuem cartilha do Indicadores da Qualidade na Educação


O Unicef e o Ministério da Educação estão distribuindo em 2006 uma edição revisada da cartilha Indicadores de Qualidade na Educação. Criada há dois anos, a cartilha orienta gestores, professores e alunos para avaliar e melhorar a escola e o processo de aprendizagem, incluindo a participação da comunidade.

A publicação foi elaborada e produzida em parceria com o Ministério da Educação, a Ação Educativa, a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), entre outras instituições comprometidas com o direito de crianças e adolescentes à educação de qualidade.

O objetivo da avaliação proposta na cartilha é melhorar a qualidade do ensino, ajudando o Brasil a atingir suas metas de acesso universal à qualidade na educação e melhorar o aprendizado no Ensino Fundamental, sobretudo em leitura, escrita e matemática. Atualmente, cerca de 18% das crianças chegam à quarta série sem saber ler ou escrever, segundo o Ministério da Educação.

A cartilha já foi implementada em 1.618 municípios brasileiros, onde gestores e dirigentes municipais de educação foram capacitados, visando a fortalecer os conselhos municipais de Educação e conselhos escolares - espaços de participação de toda a comunidade no planejamento das ações pedagógicas, administrativas e financeiras das escolas.

Os conselhos escolares devem ter uma composição ampla, incluindo pais, professores, alunos, funcionários e pessoas da comunidade, para representar os diversos interesses presentes na escola. Segundo o Ministério da Educação, alunos de escolas com conselhos escolares eficientes têm melhor desempenho.

Fonte: Informe Sergipe em 25 de abril de 2006.



<< voltar