Programa do Instituto Embraer adota “Indicadores da Qualidade da Educação” como metodologia


No final de 2007, completou dois anos o Programa Ação na Escola, desenvolvido pelo Instituto Embraer de Educação e Pesquisa em parceria com a Ação Educativa para apoiar projetos elaborados por escolas. Os Indicadores da Qualidade da Educação foram utilizados como metodologia para a elaboração dos projetos nas instituições de ensino. “Trata-se de um programa muito interessante. Os Indicadores são adotados como metodologia para elaboração dos projetos que são apoiados financeiramente pelo Instituto. Além disso, é dado estímulo à participação da comunidade escolar como um todo na definição das prioridades da escola”, afirma Joana Buarque de Gusmão, coordenadora-executiva do Projeto Indicadores da Qualidade na Educação, da Ação Educativa.

Os projetos apoiados não são do diretor ou de um professor especificamente, e sim projetos da comunidade escolar. Dessa forma, o intuito do Instituto é estimular a gestão democrática. Após a inscrição, é feita a formação metodológica nas escolas, que aplicam os indicadores e fazem avaliação participativa com base nos resultados. Em seguida, é elaborado um plano de ação e a comunidade elege as prioridades. A partir delas, é feito um projeto específico para análise do Instituto Embraer. Um comitê técnico formado por profissionais do instituto e da Ação Educativa analisa, pontua e elege os melhores projetos, que recebem um apoio financeiro de até R$ 20 mil.

No ano passado, o programa recebeu 47 projetos, dos quais 20 foram selecionados pela comissão julgadora. Dentre os escolhidos, 14 são da região de São José dos Campos, cinco de Gavião Peixoto e um de Botucatu.

O programa teve início em 2006, em escolas localizadas na região de São José dos Campos, cidade onde fica a sede da Embraer. Em 2007, regiões de outras duas unidades – Gavião Peixoto e Araraquara - também participaram.



<< voltar