Indicadores da Qualidade da Educação são utilizados no “Projeto Escola Brasil”


Metodologia é adotada por voluntários do Banco Real em iniciativa para estreitar laços da escola com a comunidade local.

O “Projeto Escola Brasil”, um programa de voluntariado corporativo do Banco Real, utiliza os “Indicadores da Qualidade da Educação” como metodologia em iniciativas em escolas públicas. “Os indicadores passaram a integrar um projeto que já existia, de forma a qualificar a relação dos voluntários com as escolas. Realizamos oficinas com os técnicos que trabalham nos projetos. Então, em um encontro, os técnicos fizeram capacitação com voluntários”, explica Joana Buarque de Gusmão, coordenadora-executiva do Projeto Indicadores da Qualidade na Educação, da Ação Educativa.

A escola utiliza os “Indicadores da Qualidade da Educação” na avaliação e planejamento. “As escolas definem suas ações segundo suas prioridades, e isto resulta, também, num guia de como o voluntário pode continuar colaborando com as escolas”, explica Joana.
 
Após a formação na metodologia, os voluntários vão às escolas com proposta de avaliação participativa. “O encontro dos voluntários com a comunidade escolar gera um plano de ação, que discute a melhor forma de o voluntário ajudar e coordenar esse processo”, conta Joana.
O trabalho de formação realizado pela Ação Educativa traz a concepção do programa, elaboração, metodologia e faz simulação de avaliação da qualidade da educação. “Foi também elaborado um filme no Rio de Janeiro que será utilizado para apoiar as escolas e voluntários no uso dos indicadores”, completa Joana.
Saiba mais sobre o “Projeto Escola Brasil”

Link: http://www.institutoescolabrasil.org.br/index.shtm



<< voltar