Fortaleza realiza II Encontro Municipal de Formação dos Conselheiros Escolares


Durante encontro, Ação Educativa realiza para os conselheiros escolares oficinas sobre a dimensão ‘Ensino e Aprendizagem da leitura e da escrita’ dos Indicadores da Qualidade da Educação  

Entre os dias 7 e 9 de novembro de 2007, Fortaleza realizou seu “II Encontro Municipal de Formação dos Conselheiros Escolares”, que contou com a participação da Ação Educativa. “Realizamos oficinas sobre a dimensão ‘Ensino e Aprendizagem da leitura e da escrita’ - uma das sete dimensões dos Indicadores da Qualidade da Educação – para os conselheiros escolares. A experiência foi muito boa”, conta Joana Buarque de Gusmão, coordenadora-executiva do Projeto Indicadores da Qualidade na Educação, da Ação Educativa.  

Participaram do encontro 1,3 mil representantes de todos os segmentos dos Conselhos Escolares: professores, alunos, pais, diretores, demais funcionários e comunidade local. No primeiro dia, houve uma palestra de apresentação dos temas tratados e sobre os “Indicadores da Qualidade na Educação”.
As oficinas foram ministradas para grupos divididos por segmentos. “Eram dois grupos de alunos, dois de pais e dois com presidentes dos conselhos que, em geral, são professores”, explica Joana. Para a realização da formação, utiliza-se o material didático-pedagógico do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares. Outra atividade desenvolvida no encontro foi a elaboração da “Carta de Fortaleza”, que sintetiza os debates e reflexões ocorridos durante os trabalhos. “A idéia agora é que Fortaleza use os indicadores de leitura e escrita em toda sua rede. Está em negociação a realização de assessoria e acompanhamento de todo o trabalho”, completa Joana.

Leia mais sobre o encontro em Fortaleza



<< voltar