Dimensão “Leitura e Escrita” dos Indicadores da Qualidade é debatida na CONEB

Em Colóquio da Conferencia Nacional de Educação Básica (CONEB), a coordenadora do Projeto Indicadores da Qualidade na Educação (Indique), Vera Masagão Ribeiro, apresentou os indicadores relativos ao ensino e aprendizagem da leitura e da escrita, uma das sete dimensões do Indique.
A apresentação serviu como subsídio para analisar as propostas relacionadas à promoção da leitura que contam do texto base da conferência. Nas suas intervenções, os participantes confirmaram a importância de que a leitura de livros de literatura infantil seja uma prática diária nas séries iniciais do ensino fundamental. Destacou-se também a importância dos acervos impressos e digitais, além do acesso à internet, para que as escolas se tornem ambientes capazes de introduzir os alunos no mundo da cultura escrita e multimídia. "Temos um problema sério aí. Nem no nosso Plano Nacional de Educação temos metas com relação à implantação e manutenção de bibliotecas nas escolas", apontou Vera Masagão.
Outro assunto abordado foi o tratamento inadequado da questão racial em materiais didáticos produzidos pelos próprios órgãos públicos. Isso não acontece mais nos livros que passam pelo Programa Nacional do Livro Didático, pois eles são submetidos a uma avaliação rigorosa, com base em vários critérios, inclusive o da adequação à diversidade étnico-racial brasileira. Vera esclarece que o problema ocorre quando o ministério ou secretarias tomam iniciativas apressadas ou desarticuladas, que desconsideram esses critérios.
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