Equipe da Ação Educativa realiza visitas a três cidades que aplicaram Indicadores

Ituiutaba, Suzano e Salvador receberam, entre fevereiro e março, assessoria da Ação Educativa para análise da aplicação do Indique.
Os assessores do projeto Indicadores da Qualidade da Educação, do programa Ação na escola, da Ação Educativa, realizaram, em fevereiro e março deste ano, visitas a duas cidades que utilizam o sistema em suas redes de ensino municipal. Ituiutaba, em Minas Gerais, e Suzano, em São Paulo, receberam a assessoria do projeto para realizar um balanço avaliativo do Indique. As cidades são consideradas experiências interessantes na aplicação dos Indicadores.
O objetivo das visitas era conhecer melhor o uso do instrumento e trazer elemento para avaliação que subsidie desenvolvimento de novas estratégias. Na Bahia, a Secretaria Estadual de Educação utilizou o Indique como instrumento de formação para gestores e Salvador também recebeu a assessoria para realização do balanço.
Em Ituiutaba, a visita aconteceu em 27 de fevereiro. A assessora da Ação Educativa, Joana Buarque de Gusmão, coordenadora-executiva do Projeto Indicadores da Qualidade na Educação, foi recebida por um grupo de aproximadamente 50 pessoas, composto por representantes das equipes gestoras das escolas, formadas por diretores, vice-diretores e supervisores. Após apresentação da experiência do município com a aplicação dos Indicadores, realizou-se um debate sobre o tema. Além disso, três escolas foram visitadas.
Durante o mês de março, foi a vez de Suzano, SP, receber a equipe da Ação Educativa. Primeiramente, foram visitadas duas escolas, um estabelecimento de educação infantil e outro de ensino fundamental. Na primeira, houve uma conversa com a diretora, uma merendeira e quatro professoras. Já na segunda, a reunião contou com participação da diretora, quatro professoras, uma mãe e um assistente administrativo. “As conversas foram orientadas por um roteiro pré-definido com base nos indicadores de avaliação construídos para guiar este Balanço Avaliativo”, explica Vanda Mendes Ribeiro, Coordenadora-executiva do Indique.
No período da tarde, a reunião foi realizada com a totalidade da equipe do núcleo de gestão da Secretaria de Educação, envolvendo então cinco profissionais, além de três representantes de outras áreas. “Optou-se por fazer uma conversa com depoimentos livres dos técnicos, visando identificar a forma como elaboram o uso do Indique na rede”, destaca Vanda. “A reunião foi muito bem avaliada por eles, tendo sido considerada um momento importante para refletir sobre a forma que o uso do Indique tem se dado na rede e também de levantar elementos para contribuir com a estruturação do processo no ano de 2008”, completa.
A capital baiana também recebeu a equipe do projeto em março. “Foi entrevistado Antônio Carlos Santos Silva, coordenador do Pró-Gestão na Secretaria Estadual de Educação da Bahia, e, no período da tarde, visitamos duas escolas selecionadas pela secretaria de Educação. As conversas se deram exclusivamente com os diretores”, conta Vanda.
Os Indicadores da Qualidade na Educação são um sistema desenvolvido para promover a mobilização da comunidade escolar na melhoria da educação. Baseia-a se num conjunto de indicadores de fácil compreensão, que serve para orientar avaliações participativas da escola, envolvendo professores, alunos, equipes técnicas, pais e organizações do entorno.
<< voltar

|