Balanço avaliativo aponta rica diversidade no uso do Indique


Estudo revela grande flexibilidade dos Indicadores da Qualidade da Educação, que podem ser usados de acordo com a realidade de cada escola.

A equipe responsável pelos Indicadores da Qualidade da Educação, da Ação Educativa em parceria com a Fundação Telefônica, realizou no primeiro semestre de 2008 um balanço dos resultados do projeto. Para isso, valeu-se de visitas a cidades que aplicaram o Indique em suas escolas bem como de entrevistas por telefone. Como  um dos resultados, destaca-se a flexibilidade no uso do Indique. “Verificamos que o material pode ser usado de acordo com a realidade de cada localidade, de cada escola. Há a possibilidade de adaptação”, revela Vanda Mendes Ribeiro, coordenadora do Projeto Indicadores da Qualidade da Educação no ano de 2007.

Adotado por escolas e secretarias de diversas regiões do país, o Indique foi usado com objetivos distintos em cada localidade, como no processo de formação dos profissionais da área de educação e para fortalecer a gestão democrática na rede de ensino, dentre outros. “Observamos que os indicadores são utilizados para repensar a elaboração do projeto político pedagógico e guiar o investimento de secretarias, por exemplo. “Em duas localidades, a secretaria criou novos programas de apoio à atuação das escolas”, explica Vanda. “De modo geral, o projeto levou à mobilização da comunidade escolar e ao engajamento em ações pela melhoria da qualidade na educação”, complementa Cláudia Bandeira, atual coordenadora de Projeto.

A equipe relatou diversos resultados obtidos com o uso do material, como o aumento da participação dos familiares na vida escolar, o crescimento do interesse dos pais pelos procedimentos pedagógicos na escola e pelo aprendizado dos filhos, além de criar a necessidade de elaboração do projeto pedagógico. “A experiência em Ituiutaba-MG é muito interessante. A Secretaria Municipal de Educação informou que pôde, com a aplicação dos Indicadores, elaborar programas para solucionar problemas específicos de cada escola. O indique foi classificado como um guia de investimentos na educação do município”, afirma Vanda, ressaltando a possibilidade de utilizar os Indicadores para orientar os gastos da Secretaria. 

Outro destaque é a cidade de Ibitiara, na Bahia. Lá, foi exaltada a ajuda dada pelo material no compartilhamento dos saberes na escola. “As discussões estimulam que os diferentes sujeitos da comunidade escolar compartilhem seus conhecimentos”, revela Vanda.

Em Suzano, os professores relataram a melhor compreensão dos pais sobre o processo pedagógico e o aumento do interesse pela aprendizagem dos filhos.

Os Indicadores da Qualidade na Educação são um sistema desenvolvido para promover a mobilização da comunidade escolar na melhoria da qualidade da educação. Baseia-a se num conjunto de indicadores de fácil compreensão, que serve para orientar avaliações participativas da escola, envolvendo professores, alunos, equipes técnicas, pais e organizações do entorno.

Balanço

A elaboração do Balanço de Resultados do Projeto Indicadores da Qualidade na Educação foi orientada pela necessidade de buscar informações sobre as formas de utilização do Indique, limites, resultados e, principalmente, sua capacidade de engajar comunidades escolares na melhoria da qualidade da educação. “A pesquisa, realizada junto a seis Secretarias Municipais de Educação e três Estaduais, permitiu maior entendimento sobre as possibilidades de mobilização, avaliação e planejamento participativos realizados a partir do uso do Indique”, explica Cláudia.



<< voltar