“Indicadores” serão aplicados em nove escolas públicas de São Vicente


Escolha da cidade ocorreu devido à quantidade expressiva de crianças envolvidas com trabalho infantil e matriculadas na rede municipal de ensino.

A Ação Educativa implantará os Indicadores de Qualidade na Educação em nove escolas da rede municipal de ensino de São Vicente (SP). Segundo Cláudia Bandeira, assessora do programa Ação na Escola da Ação Educativa, São Vicente foi escolhida devido a uma pesquisa sobre a situação de crianças e adolescentes atendidas pelo Programa Pró-menino/ Combate ao Trabalho Infantil, realizada em parceria entre a Fundação Telefônica e a Ação Educativa em 2007.

O estudo revelou uma quantidade significativa de crianças envolvidas com trabalho infantil e matriculadas na rede municipal de ensino. “Por isso, procuramos a Secretaria Municipal de Educação e apresentamos os Indicadores. A secretária Tânia Simões e sua equipe toparam o projeto”, lembra.

Cláudia explica que a iniciativa busca melhorar a qualidade da educação em São Vicente. “Por ser uma metodologia de avaliação participativa, nós esperamos que a escola e as organizações responsáveis pelas crianças e adolescentes atendidos pelo Pró-menino se aproximem, elaborem projetos comuns e desenvolvam ações em conjunto que visem a melhoria da qualidade de educação e do atendimento desses meninos”, afirma Cláudia.

Em agosto, haverá formação com as equipes técnicas das escolas – formada por diretores e coordenadores pedagógicos, coordenadores das ONGs que participam do Pró-menino, representantes do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), técnicos da Secretaria Municipal de Educação e da Secretaria Municipal da Cidadania e Ação Social. Após o curso, será realizada uma avaliação pelas escolas e elaborado um plano de ação com metas para o fim do semestre. Todo o processo será acompanhado pela Ação Educativa.



<< voltar