Indicadores da Educação Infantil serão apresentados em oficinas regionais

Encontros serão realizados nas cinco regiões do país e em São Paulo, entre os dias 10 de agosto e 2 de setembro.
No último dia 4, em São Paulo, foi realizada a última reunião do Grupo Técnico* (GT) dos Indicadores da Educação Infantil antes da apresentação do projeto nas oficinas regionais. O projeto é uma iniciativa da Ação Educativa em parceria com o Ministério da Educação, o Unicef e a Fundação Orsa.
O encontro mudou a antiga dinâmica das reuniões. Anteriormente, o Grupo Técnico dos Indicadores traziam uma versão do questionário, que era submetido à apreciação do GT. Dessa vez, os presentes se dividiram em grupos, que elaboraram um conjunto de perguntas fundamentais, que serão a base do questionário dos Indicadores.
Se, por um lado, a dinâmica da reunião mudou, a intensidade da discussão se manteve. Vanda Ribeiro, coordenadora do projeto Indicadores da Qualidade na Educação Infantil, do programa Ação na Escola, da Ação Educativa, afirmou que a maior dificuldade está no formato das perguntas, que devem ser amplas, sem perder a objetividade.
Após a incorporação destas perguntas, o projeto será apresentado em cinco oficinas regionais, realizadas em cada região do país, com a presença de educadores, especialistas, movimentos sociais locais envolvidas na educação infantil e poder público. Também haverá uma oficina específica para o estado de São Paulo. As datas já estão definidas:
- 18 e 19 de agosto: Belém e Campo Grande
- 25 e 26 de agosto: Salvador e Rio de Janeiro
- 1 e 2 de setembro: Florianópolis e São Paulo.
Após as oficinas regionais, o projeto será revisado e apresentado novamente ao GT nacional, no fim de setembro. Em outubro, será feito um teste em 14 unidades de educação do país e, no mês seguinte, representantes dessas unidades virão a uma reunião com o GT nacional para uma última discussão. O documento final será lançado em maio de 2009, no Encontro Nacional da Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação).
O Grupo Técnico dos indicadores é formado pela Ação Educativa, ANPEd/Unicamp, Avante, Campanha Nacional pelo Direito à Educação, CEALE – Fae/UFMG, CEERT, Cenpec, Cindedi (USP Ribeirão Preto), Conselho Nacional de Educação, Fé e Alegria, FEUSP, Fundação Abrinq, Fundação Carlos Chagas, Fundação Orsa, Fundação Victor Civita, Instituto AvisaLa, Instituto Girassol, IPEA, MEC, MIEIB, UFAL, UFCE, UFG, UFPA, UFRJ, Uncme, Undime, Unesco, Unicef e Todos pela Educação.
<< voltar

|