Informativo Negro e Educação Edição nº 2
Abril 2006

O Informativo é realizado pelo Concurso Negro e Educação. Além de ser enviado por e-mail, ficará disponível no site da Ação Educativa, onde os leitores podem conferir também informações sempre atualizadas.

Boa leitura!

Equipe do Concurso Negro e Educação

 

NOTÍCIAS DO CONCURSO

Lançado livro com artigos dos pesquisadores selecionados na terceira edição do Concurso Negro e Educação

O livro “Negro e Educação 3: Escola, Identidade, Cultura e Políticas Públicas”, organizado por Iolanda de Oliveira, Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva e Regina Pahim Pinto,
apresenta os artigos das  pesquisas realizadas pelos 20 pesquisadores selecionados pelo Concurso. O material está organizado nos eixos temáticos Educação Escolar, Identidades, Patrimônio e Expressões Culturais e Políticas Públicas.

O eixo Educação Escolar apresenta os artigos que tratam da dinâmica do trabalho educativo nas instituições em todos os níveis, desde a educação infantil até a universidade. No eixo Identidades são apresentados artigos de quatro pesquisas que envolvem identidades individuais e de grupos.

O eixo Patrimônio e Cultura incorpora as pesquisas sobre grupos culturais afro-brasileiros, apontando sua possível apropriação pela educação e as trajetórias de vida de pesquisadores negros. Por fim, o eixo temático Políticas Públicas analisa as políticas públicas estabelecidas pelo Estado brasileiro, sua implementação e a ressonância na sociedade.

O livro já está disponível para aquisição. Ele pode ser encontrado em São Paulo na sede de Ação Educativa e, no Rio de Janeiro, na sede da Anped. Residentes em outros estados poderão solicitar o livro e retirar na agência do correio mediante pagamento da postagem. Mais informações com Adriana Rafa pelo email adriana@acaoeducativa.org. Para saber mais sobre as pesquisas do 3º Concurso, clique aqui

AGENDA

Inscrições abertas: IV Seminário de Educação de Jovens e Adultos

O encontro, que ocorre nos próximos 5 e 6 de maio na capital paulista, apresente, entre outros temas, a questão das relações raciais em EJA. Também debaterá os avanços no plano legal dos últimos dez anos, como a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) e o Plano Nacional de Educação (PNE), e as dificuldades hoje enfrentadas pela Educação de Jovens e Adultos, como a falta de financiamento. As inscrições já estão abertas. Site: www.ivseminarioejasp.com.br, ou entre em contato com as entidades organizadoras: Centro Cida Romano, CECIR pelo tel (11) 3866-2753 ou Instituto Paulo Freire, pelo tel (11) 3021-5536.

FIQUE POR DENTRO

MEC lança central de informações sobre educação e diversidade étnico-racial

O MEC acaba de lançar uma central de informações para promover a inclusão social e o combate à discriminação racial e étnica nas escolas. O sistema foi desenvolvido em parceria pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD), a Diretoria de Diversidade e Cidadania (DEDC), a Coordenação-Geral de Diversidade e Inclusão Educacional (CGDIE) e a Coordenação-Geral de Educação Escolar Indígena (CGEEI). Para mais informações clique aqui

Fonte: www.presidencia.gov.br/seppir

Combate ao racismo nas comemorações dos 60 anos da UNESCO

Como parte das comemorações dos 60 anos da UNESCO, a organização trabalhou, de 27 de março a 02 de abril, com o tema “Combate ao Racismo”, disponibilizando em seu site  uma ampla discussão sobre o enfrentamento da discriminação racial. As informações ainda podem ser acessadas no endereço: www.unesco.org

Prêmio Érico Vannucci Mendes 2006 estimula pesquisa sobre cultura brasileira

O Prêmio Érico Vannucci Mendes, uma parceria entre o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e Marta Vannucci,, tem por objetivo estimular o estudo da cultura brasileira em todos os seus aspectos, promovendo a valorização e a conservação dos conhecimentos tradicionais e os que vêm sendo incorporados ao longo do tempo.

O Prêmio é concedido anualmente a estudos e pesquisas relevantes publicados sobre a cultura brasileira, enfatizando os trabalhos realizados no âmbito do tema principal: Preservação da Memória Nacional, especialmente as tradições populares e os traços culturais das minorias étnicas e sociais.

O vencedor leva um prêmio no valor de R$ 5.000,00, mais passagem aérea e hospedagem para participar da reunião anual da SBPC. Para mais informações clique aqui

Ipea lança livro “Os mecanismos de discriminação racial nas escolas brasileiras”

A obra, lançada pelo Instituto de Pesquisas Econômica Aplicada (Ipea), analisa a discriminação sob dois prismas, o do nível educacional alcançado e do conteúdo efetivamente aprendido, com o intuito de favorecer a investigação quantitativa e qualitativa das diferenças raciais nas escolas brasileiras.

O livro, organizado porSergei Soares, Kaizô Iwakami Beltrão, Maria Ligia de Oliveira Barbosa e Maria Eugênia Ferrão, pode ser adquirido na livraria do Ipea (61-3315-5336 e 21-2215-1043 r.233). Valor: R$25,00

Revista História Viva traz à tona legado negro na formação da cultura e história brasileiras

A terceira edição da série Temas Brasileiros da revista História Viva, nas bancas desde março, traz à tona o legado negro na formação do universo cultural e histórico do Brasil e mostra a realidade dos afro-descendentes na atualidade.
O especial Presença Negra, entre outros temas, traz reportagem sobre os sociólogos e folcloristas que refletiram sobre o negro no país, o preconceito embutido na ciência do século XIX, os movimentos anti-racistas da década de 50, a religiosidade, as musicalidades de origem africana, o tráfico negreiro e a resistência negra.

Mais informações: http://www.historiaviva.com.br ou edicoesavulsas@duettoeditorial.com.br

Pós-Afro oferece bolsas multidisciplinares de pós-doutorado

O Programa de Pós-Graduação em Estudos Étnicos e Africanos, do Centro de Estudos Afro-Orientais (CEAO) da Universidade Federal da Bahia, recebe até 30 de abril inscrições para a pré-seleção de três bolsas de pós-doutoramento, segundo os termos do Programa Prodoc da Capes. Como o Pós-Afro é um programa multidisciplinar, os candidatos podem ser oriundos de qualquer área das Ciências Sociais ou Humanas (História, Antropologia, Sociologia, Letras, Estudos Culturais, etc.) e devem ter comprovada experiência docente e projetos de pesquisa que se insiram, preferencialmente, nas áreas de Estudos Africanos em geral, de Literatura Africana e Etnomusicologia.
Informações pelo e-mail: ceao@ufba.br

Curso de especialização "História e cultura africana e afrobrasileira, educação e ações afirmativas no Brasil"

O curso, organizado pelo Instituto de Pesquisa da Afrodescendência (IPAD) e pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), em parceria com a Secretaria de Políticas de Promoção de Igualdade Racial (SEPPIR) e Secretaria da Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (MEC-SECAD), pretende proporcionar uma formação básica em História da África e Cultura Africana.

O objetivo é conhecer as contribuições do continente africano para a formação da sociedade brasileira, trazer ao debate as questões relativas ao racismo, a violência por ele produzida, e as estratégias para combatê-lo. O curso será permeado pela discussão de projetos educacionais, das possibilidades de ação dos professores como mediadores de educação multirracial e popular nas escolas e nas comunidades, das políticas e ações afirmativas ou de discriminação positiva, e da atuação dos movimentos sociais organizados.

O programa conta com o apoio da Fundação Avina e da Secretaria do Estado de Educação do Paraná, e será lançado no dia 6 de maio, em Curitiba.

Prêmio estimula produção científica sobre juventude

Estão abertas até o dia 12 de maio as inscrições para o Prêmio Juventude, uma parceria entre a Secretaria Nacional de Juventude (Secretaria-Geral da Presidência da República), o Ministério da Ciência e Tecnologia e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).  Com o tema “Juventude e Políticas Públicas”, a iniciativa vai premiar artigos e redações com análises e propostas para políticas para os jovens.

O objetivo do prêmio é estimular e fortalecer a produção de pesquisas e estudos, revelar talentos e investir em estudantes e profissionais que procuram alternativas para os problemas relacionados à juventude e políticas públicas. Dividido em três categorias, o prêmio é voltado a pessoas que estão cursando ou já concluíram o Ensino Médio, a faculdade e a pós-graduação.

A inscrição é de caráter individual e poderá ser feita pelos Correios, para o endereço: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Serviço de Prêmios – SEPN 507, sala 207, Brasília/DF, cep: 70.740-901. O edital do prêmio e outras informações estarão disponíveis, a partir do dia 3 de abril, no site www.juventude.cnpq.br

Veja os últimos títulos lançados pela SECAD/MEC:

·Educação anti-racista: caminhos abertos pela Lei Federal n° 10.639/03, 2005. MEC/SECAD.

·História da Educação do Negro e outras histórias. Jeruse Romão (org.). 2005 MEC/SECAD.

·Ações afirmativas e combate ao racismo nas Américas. Sales Augusto do Santos (Org.). 2005. MEC/SECAD.

·Superando o racismo na escola, Kabengele Munanga (org.). 2005. 2a. Edição. MEC/SECAD.

·Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. MEC/SECAD. 2005. MEC/SECAD.

·Tempos de Luta: as ações afirmativas no contexto brasileiro. Nilma Lino Gomes (org.). 2005.MEC/SECAD.

·Quilombos – Espaço de resistência de homens e mulheres negros. Schuma Schumaher (coord.). 2006. MEC/SECAD.

·Diversidade na Educação Reflexões e Experiências. Programa Diversidade na Universidade. 2003.  SEMTEC.

·GIBI Quilombos. SECAD. 2006. MEC/SECAD.

IV Congresso Brasileiro de Pesquisadores Negros será realizado em Salvador, de 13 a 16 de setembro

O encontro tem como tema O Brasil negro e suas africanidades: Produção e Transmissão de Conhecimentos e é uma iniciativa da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros – ABPN, em parceria com a Universidade do Estado da Bahia – UNEB e a Associação de Pesquisadores Negros da Bahia – APNB (Seção Estadual da ABPN). Mais informações em breve.

Lançado documentário sobre inclusão da história afrobrasileira no currículo escolar

A inclusão do ensino da história e cultura afrobrasileira no currículo escolar já é uma realidade, prevista pela lei 10.639/03 e em fase de implementação. O documentário “Sou Negro mostra como esta valorização curricular pode ser transformadora quando apoiada na recuperação da cultura local e por uma política governamental descentralizada. O filme conta a história de meninos e meninas, educadores e antigos moradores de Lençóis que descobrem a possibilidade de construir uma história do negro bem diferente da apresentada nos livros didáticos.

>> Continuação da reportagem


 


Queremos conhecer você melhor, por favor preencha o quadro abaixo:


 
Nome  
Endereço  Nº  
complemento  
Bairro CEP: -  
Cidade Estado  
e-mails    
   
 
Telefones DDD  Número -    
  DDD  Número -    
  DDD  Número -    
Profissão
Outros  


O Informativo Negro e Educação é realizado pela Ação Educativa.


Redação
: Bruno Lupion e Suelaine Carneiro
Edição
: Michelle Prazeres
Coordenação editorial: Ana Lúcia Silva Souza e Vera Masagão Ribeiro
Design: Mario Sérgio Thomaz
Montagem: José Carlos do Carmo

Ação Educativa
www.acaoeducativa.org
(11) 3151-2333
comunica@acaoeducativa.org


Faça parte da Ação Educativa.   
ASSOCIE-SE AGORA!   

Para cancelar, clique aqui e envie um e-mail especificando no 

assunto: cancelamento.

www.acaoeducativa.org