Publicações
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     Indicadores da Qualidade na Educação – Relações Raciais na Escola – Juventude e Educação Escolar Quilombola no MaranhãoApoio: Instituto Unibanco; Governo do Maranhão / SEDUC Indicadores da Qualidade na Educação – Relações Raciais na Escola – Juventude e Educação Escolar Quilombola no MaranhãoApoio: Instituto Unibanco; Governo do Maranhão / SEDUCEste caderno apresenta um olhar aprofundado sobre a educação escolar quilombola no estado do Maranhão, que abriga o segundo maior número de comunidades quilombolas do Brasil. Municípios como Alcântara, Itapecuru-Mirim e Icatu destacam-se por suas históricas mobilizações em defesa da titulação dos territórios e da valorização de suas práticas culturais, essenciais para a afirmação da identidade quilombola. 
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     Condições habitacionais das jovens negrasApoio: Terre des Hommes Condições habitacionais das jovens negrasApoio: Terre des HommesO estudo busca subsidiar reflexões e estratégias para a construção de políticas mais justas e inclusivas. 
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     Indicadores com base nos microdados da Pnad Contínua (IBGE)Apoio: Terre des Hommes Indicadores com base nos microdados da Pnad Contínua (IBGE)Apoio: Terre des HommesO relatório mostra dados sobre as condições de trabalho da população brasileira, com recorte de sexo, raça e faixa etária da juventude. As informações são baseadas nos microdados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua [PNAD Contínua, IBGE]. 
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     Caderno orientador para a construção do PELLLB-SP Caderno orientador para a construção do PELLLB-SPNesta cartilha, você encontrará informações sobre a importância da leitura, os conceitos-chave do PELLLB, o panorama das políticas públicas de leitura em São Paulo e, principalmente, um guia prático de como você pode se envolver nesse movimento. 
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     Por que discutir gênero na escola?Apoio: Fundação FEAC Por que discutir gênero na escola?Apoio: Fundação FEACEsta publicação que propõe caminhos para abordar a temática de gênero no ambiente escolar de forma acolhedora, reflexiva e comprometida com a justiça social e com a equidade. 
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     Educar com liberdade, não com medo: argumentos contra a militarização da educaçãoApoio: Fundo Malala Educar com liberdade, não com medo: argumentos contra a militarização da educaçãoApoio: Fundo MalalaTextos da publicação denunciam os impactos da militarização das escolas no Brasil, em especial diante do avanço do Programa de Escolas Cívico-Militares em São Paulo. 
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     Educação Antirracista em Diálogo Apoio: Fundação W.K. Kellogg Educação Antirracista em Diálogo Apoio: Fundação W.K. Kellogg
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     Diretrizes de Educação Integral Antirracista para o Ensino Fundamental: uma contribuição da sociedade civilApoio: Porticus Diretrizes de Educação Integral Antirracista para o Ensino Fundamental: uma contribuição da sociedade civilApoio: PorticusLançada pela Ação Educativa, Cidade Escola Aprendiz e Roda Educativa, com apoio da Porticus e outras 26 organizações, a publicação traz conceitos e práticas da Educação Integral e da Educação para as Relações Étnico-Raciais para garantir os direitos dos(as) estudantes. 
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     Educação Antirracista em Diálogo – Por uma educação antirracista: currículo e prática pedagógica de valorização da população negra no espaço escolar Educação Antirracista em Diálogo – Por uma educação antirracista: currículo e prática pedagógica de valorização da população negra no espaço escolar
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     Inteligência Artificial e Discriminação Racial no Brasil: Questões Principais e Recomendações Inteligência Artificial e Discriminação Racial no Brasil: Questões Principais e Recomendações
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     Educação Antirracista em Diálogo – Pretagogias: Educação infantil antirracistaApoio: Fundação W.K. Kellogg Educação Antirracista em Diálogo – Pretagogias: Educação infantil antirracistaApoio: Fundação W.K. KelloggNeste artigo, Elly Bayó trata da pretagogia, relacionando a ressignificação dos territórios curriculares da pedagogia com a valorização dos saberes das corporeidades negras existentes dentro dos processos educativos. 
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     Educação Antirracista em Diálogo – EJAI e Educação Antirracista: intersecções de práticas políticas e epistêmicas engajadasApoio: Fundação W.K. Kellogg Educação Antirracista em Diálogo – EJAI e Educação Antirracista: intersecções de práticas políticas e epistêmicas engajadasApoio: Fundação W.K. KelloggO artigo “EJAI e Educação Antirracista: intersecções de práticas políticas e epistêmicas engajadas” dá continuidade a série “Educação Antirracista em diálogo” proposta pelo Projeto SETA (Sistema de Educação por uma Transformação Antirracista) e Ação Educativa. 
