Publicações
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O poder da voz das jovens mulheres negras
Publicação reúne relatos sobre vivências no âmbito do projeto Hub das Pretas
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Na linha tênue – Experiências de arte-educação em privação de liberdade
Desde agosto de 2008, a Ação Educativa, por meio de convênio com a Fundação CASA, realiza oficinas de arte e cultura para 1200 adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação em 20 unidades da Capital e no município de Ferraz de Vasconcelos, dentre as quais as duas únicas unidades femininas da Região Metropolitana de São Paulo: Parada de Taipas e Chiquinha Gonzaga (Mooca).
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América Latina Hoje
Resultado da atividade autogestionada realizada no âmbito do Fórum Social Mundial 2016, a publicação traz análises sobre as perspectivas da esquerda em diferentes países da região.
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Ideologia do Movimento Escola Sem Partido
São 18 artigos, alguns já publicados na grande mídia e outros escritos especialmente para essa edição. Sob diversos enfoques, os artigos reunidos expõem claramente a natureza autoritária de um movimento que esconde sua própria ideologia na tentativa de silenciar visões de mundo divergentes.
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Dossiê Temático – Educação não escolar de adultos: estudos sobre educação popular e educação para os direitos humanos
O dossiê organizado para este número é constituído por oito artigos produzidos por um conjunto de pesquisadores e pesquisadoras que sistematizaram práticas de educação não escolar de jovens e adultos em diferentes partes do país e por um artigo analítico de dois pesquisadores latino-americanos sobre o lugar do relato na sistematização de práticas.
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O Ministério Público e a igualdade étnico-racial na educação – Contribuições para a implementação da LDB alterada pela Lei 10.639/2003
Elaborado para servir de subsídio aos membros do Ministério Público na implementação da Lei 10.639/2013, que estabelece as diretrizes para implementação da temática “História e Cultura Afro-Brasileira” nas escolas.
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Letramentos em espaços educativos não escolares: os jovens, a leitura e a escrita
A publicação tem como ponto de partida o desafio de se trabalhar, fora da escola, as dificuldades que muitos jovens têm com a leitura, escrita e cálculos.
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Almanaque Nepso 2015 – Volume 2
O programa Nossa Escola Pesquisa Sua Opinião (Nepso) consiste na disseminação do uso da pesquisa de opinião como instrumento pedagógico em escolas públicas nos diversos níveis de ensino. Este segundo Almanaque Nepso traz 236 projetos de pesquisa realizados em 2014, organizados por níveis de ensino.
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Olhar a prática: um exercício de reflexão
Esta publicação reúne textos escritos por 15 professoras dos polos Distrito Federal, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo, que constituem a sistematização das práticas desenvolvidas em sala de aula, no âmbito da metodologia Nepso.
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Litígio estratégico para a mudança do padrão decisório em direitos sociais: ações coletivas sobre educação infantil em São Paulo
O artigo analisa o potencial da atuação do Judiciário na promoção de direitos sociais a partir de recente decisão do TJSP sobre educação, na qual é determinada a ampliação do número de vagas disponíveis de forma a atender parte significativa da demanda conforme plano apresentado pelo Executivo, com regime de monitoramento específico.
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Graffiti em SP: tendências contemporâneas
A obra apresenta um histórico da exposição comemorativa do Dia do Graffiti realizada anualmente na sede da Ação Educativa desde 2004. O evento reuniu 223 obras de artistas individuais e de coletivos durante 10 edições. Passaram pela Expo Graffiti desde os pioneiros, como Carlos Matuk e Hudinilson, falecido em 2013, até a geração hip hop, passando pelo graffiti anarquista e a introspectiva arte produzida por adolescentes internos da Fundação Casa.
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Arte na Medida
Os processos artísticos apresentados nesta publicação são resultados dos trabalhos desenvolvidos por cada arte-educador – em uma troca constante com os saberes dos adolescentes e jovens- e serão a linha norteadora de todo o projeto pedagógico do Arte na Casa.