Publicações
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Reconstrução em Pauta – Políticas públicas de juventude e cultura: relações e dilemas
O objetivo do artigo é evidenciar conquistas, limites e tensões das últimas décadas, apontando desafios e possibilidades para o futuro das políticas públicas de juventude na esfera cultural
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Guia Tô No Rumo – Jovens e Escolha Profissional – Subsídios para educadoras e educadores
Este guia é uma ferramenta para a construção de diálogos e reflexões sobre escolha, formação e inserção profissional das juventudes em espaços educativos escolares e não escolares. A partir do seu uso, buscamos contribuir para que estudantes da rede pública, principalmente as juventudes negras, periféricas e de identidades não hegemônicas, tenham acesso a uma educação de qualidade, podendo encontrar condições mais favoráveis para trilhar seu futuro e acessar um trabalho digno.
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Pressupostos para a atualização do Indicador de Alfabetismo Funcional
Um grupo de colaboradores do Inaf e pesquisadores no campo dos diferentes letramentos, das tecnologias digitais de interação e comunicação e da cultura digital produziu um conjunto de estudos e análises para uma agenda de atualização do Inaf, cuja síntese parcial é objeto de discussão deste artigo.
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Plataformização, Inteligência Artificial e Soberania de Dados: Tecnologia no Brasil 2020-2030
Esta é uma publicação que faz parte do projeto “Inovação, desenvolvimento e resiliência nas políticas públicas em São Paulo: um mapa para os desafios entre 2020 e 2030”, iniciativa da emenda parlamentar desenvolvida pelo Coletivo 660, representado pela Ação Educativa, em convênio com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo. Com esse projeto, o Coletivo 660 buscou prospectar o contexto com o qual o estado de São Paulo se confrontará nas próximas décadas e como vai organizá-lo com base em uma visão sistemática que possa auxiliar na produção de políticas públicas, tendo em vista os objetivos do desenvolvimento sustentável. Estes textos são resultantes das mesas de debate desenvolvidas com base neste projeto, nas quais discutimos diversos temas relacionados à tecnologia no Brasil na próxima década.
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Reconstrução em pauta – Juventudes e o direito à saúde: distinções etárias e temas para uma agenda de políticas públicas
Com o intuito de contribuir com o processo de retomada do debate das juventudes como sujeitos de direitos, a Ação Educativa, em parceria com um grupo de pesquisadores e ativistas, dá início à publicação de uma série de artigos que, ao final, comporão um E-book intitulado Políticas públicas de juventude: reconstrução em pauta.
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Indicadores da Qualidade na Educação – Relações Raciais na Educação Infantil
A Coleção Indicadores da qualidade na Educação, desenvolvida pela Ação Educativa, constitui uma metodologia de autoavaliação escolar que reúne indicadores educacionais qualitativos concebidos para que toda comunidade avalie a realidade em que está inserida. Neste volume, a iniciativa articula saberes que visam o enfrentamento das desigualdades que envolvem raça, classe e gênero.
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Indicadores da Qualidade na Educação – Relações Raciais na Escola – Antirracista em Movimento
Os Indicadores da Qualidade na Educação – Relações Raciais na Escola: antirracismo em movimento integram a coleção de materiais Educação e Relações Raciais: apostando na participação da comunidade escolar, lançada em 2013, desenvolvida pela Ação Educativa. Esta nova edição vem se somar a retomada dos esforços nas políticas públicas nacionais comprometidas com a institucionalização da Lei 10.639/2003, que estabeleceu a obrigatoriedade do ensino da história e das culturas africanas e afro-brasileiras.
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#FiqueDeOlho: para combater a violência, gênero nos Planos já!
Este material faz parte da campanha “#FiqueDeOlho: para combater a violência, gênero nos Planos já!”, que pauta a igualdade de gênero nos Planos de Educação para promoção de um ambiente escolar mais inclusivo e acolhedor.
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MUDE com Elas – Sistematização de uma experiência
Esta publicação narra as principais ações realizadas na primeira fase de implementação do projeto MUDE com Elas, incluindo os resultados, desafios e aprendizados desse percurso.
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Indicadores da Qualidade na Educação – Relações Raciais na Escola de Imperatriz (MA)
Os Indicadores da Qualidade na Educação – Relações Raciais na Escola têm o objetivo de contribuir para que a gestão pública e as unidades escolares desenvolvam um processo de autoavaliação participativa que favoreça a ampliação da roda de pessoas e coletivos comprometidos com a superação do racismo e de outras discriminações e que a agenda das relações raciais esteja contemplada nos Projetos Políticos Pedagógicos, gerando transformações efetivas no cotidiano escolar.
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Propostas para a Cúpula dos Presidentes da Amazônia
Documento de Propostas para a Cúpula dos Presidentes da Amazônia construído pela rede da Assembleia Mundial pela Amazônia (AMA).
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Da Escola Pro Trampo – Jovens negras no mundo do trabalho
o projeto MUDE com Elas, promovido pela Ação Educativa, lança o zine “Da escola pro trampo – Jovens negras no mundo do trabalho” desenvolvido pelas jovens negras que integram o projeto. O material apresenta realidades que atravessam essas meninas diante das desigualdades que afetam diretamente suas trajetórias no mundo do trabalho.