Ir para o conteúdo
X

Quilombhoje

R. Dr. Miranda de Azevedo, 543 - Vila Pompeia, São Paulo - SP, 05027-000

Como chegar

Áreas de atuação

Foi fundado em 1980 por Cuti, Oswaldo de Camargo, Paulo Colina, Abelardo Rodrigues e outros, com o objetivo de discutir e aprofundar a experiência afro-brasileira na literatura. O grupo tem como proposta incentivar o hábito da leitura e promover a difusão de conhecimentos e informações, bem como desenvolver e incentivar estudos, pesquisas e diagnósticos sobre literatura e cultura negra.

O Quilombhoje nunca recebeu patrocínios ou subsídios vindos de ONGs ou do estado, com exceção de apoios para projetos pontuais. Para manter-se o grupo conta com a dedicação de seus membros e a boa vontade de seus colaboradores.

O trabalho desenvolvido pelo Quilombhoje tem colaborado para provocar o surgimento de outras atividades. Cursos, seminários e debates sobe literatura afro têm sido organizados por faculdades de letras e entidades interessadas nas questões literárias e raciais em vários lugares do Brasil. Editoras pretas foram surgindo e autorxs negrxs publicam cada vez mais. É a herança de escritores como Luís Gama, Cruz e Souza, Auta de Souza, Lima Barreto, Solano Trindade e Carolina de Jesus que se atualiza.