Ir para o conteúdo
X

Ação Educativa

Rua General Jardim, 660 - Vila Buarque

Como chegar

Áreas de atuação

Fundada em 1994, a Ação Educativa é uma associação civil sem fins lucrativos que atua nos campos da educação, da cultura e da juventude, na perspectiva dos direitos humanos. Tem como missão a defesa de direitos educativos, culturais e da juventude, tendo em vista a promoção da democracia, da justiça social e da sustentabilidade socioambiental no Brasil.

Com foco nas áreas da cultura, educação e juventude, a Ação Educativa dedica-se à formação de educadores, de jovens e agentes culturais; à produção de materiais didáticos e metodologias participativas; à difusão cultural; à pesquisa, informação e mobilização social. Atua em redes de ensino e escolas, órgãos públicos e organizações da sociedade civil (OSCs), coletivos e comunidades, bem como em articulações no Brasil e no mundo.

 

PRÁTICAS ANTIRRACISTAS:

 

Considerando a magnitude e complexidade da questão racial no Brasil e, especificamente, na educação brasileira, os Indicadores da Qualidade na Educação Relações Raciais na Escola foram elaborados visando contribuir com a superação do racismo nas escolas. Auxilia na construção de um retrato da implementação da Lei n. 10.639/2003, a qual introduziu a obrigatoriedade do ensino da história e da cultura africanas e afro-brasileiras, bem como da educação das relações etnicorraciais na educação básica (pública e privada). É composto por sete dimensões e indicadores. O material integra a coleção “Educação e Relações Raciais: apostando na participação da comunidade escolar” constituída por dois vídeos, dez cartazes e um guia metodológico.

 

ATUAÇÃO EM REDE

 

Ação em rede, essa é a marca da atuação política da Ação Educativa. A entidade fomenta o diálogo com diferentes segmentos: jovens, educadores, artistas, gestores públicos, pesquisadores e comunicadores, na certeza de que a diversidade enriquece e fortalece a ação política. Aposta também na busca de novas formas de fazer política, valorizando a diversidade, a solidariedade e o compromisso com princípios e valores.

Com essa perspectiva, a Ação Educativa participa de diversas redes de articulação autônoma da sociedade civil e de espaços de diálogo e participação em políticas públicas.

 

GÊNERO E SEXUALIDADE

 

O projeto Gênero e Educação: fortalecendo uma agenda para as políticas educacionais tem por objeto fortalecer a agenda da igualdade de gênero nas políticas educacionais.

Seu objetivo geral é contribuir para o fortalecimento da agenda da igualdade de gênero nas políticas educacionais, em articulação com as questões de renda, raça/etnia e diversidade sexual, como desafio fundamental para a superação de desigualdades educacionais e garantia do direito humano à educação de todas e todos. Parte do diagnóstico que a agenda de gênero se configura como algo frágil nas políticas educacionais brasileiras, sofrendo recuos nos últimos anos na gestão educacional em várias regiões do país.

Site do equipamento