Ir para o conteúdo
X

GT Culturas Negras e Periféricas

Bela Vista

Como chegar

Áreas de atuação

 

Um grupo de arte educadores/as se uniu a partir do Programa de Iniciação Artística (PIA). O objetivo deste Grupo de Trabalho é lançar um olhar contundente sobre a cultura afro-indígena-brasileira a partir do combate ao racismo e da promoção da cultura brasileira.

Todas as Áfricas trazidas de lá para cá contribuíram com a formação da cultura e da sociedade brasileira, por isso é importante dar visibilidade às manifestações culturais dos povos negros e indígenas. Da mesma forma faz-se necessário incitar a reflexão sobre como o racismo institucionalizado se opera nas estruturas sociais.

Os encontros propostos pelo GT permitem o cruzamento de experiências vivenciadas por arte educadores e pelo público, possibilitando a conexão entre pessoas diversas a fim de gerar transformação social. A compreensão de que a sociedade é pluricultural fortalece a luta pelo acesso à cultura e à cidade especialmente para crianças negras, indígenas e periféricas.

Saias que rodopiam, vozes e tambores que ecoam, mãos que se unem em roda com força e a beleza da nossa cultura afro-indígena-brasileira.

 

PRÁTICAS ANTIRRACISTAS:

O GT precisa de apoio para realizar trabalhos de campo compartilhados com outros serviços, assim como sentem necessidade de realizar encontros de intercâmbio com profissionais da educação.